Isabel Casanova - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Isabel Casanova
Isabel Casanova
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Isabel Casanova, licenciada em Filologia Germânica, mestre e doutora em Linguística Inglesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É professora associada com agregação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e especialista em Estudos Contrastivos e Lexicografia. Das suas atividades destacam-se especialmente a lecionação nos Mestrados em Linguística Aplicada ao Ensino do Inglês e da sua obra destacam-se, entre outros: Manual de Linguística Inglesa, Linguística Contrastiva: O Ensino da Língua Inglesa, A Língua no Fio da Navalha; Ensaio para um Dicionário da Língua PortuguesaDicionário Terminológico: Compreender a TLEBS, Discursar em Português... e não só, Português para o Mundo, Português Revisitado: Dúvidas e Erros Frequentes, assim como a colaboração como especialista de língua portuguesa nas edições da Enciclopédia Larousse publicada em Portugal.

 
Textos publicados pela autora
O Destino das Línguas: que futuro no espaço da UE?
Por Isabel Casanova

Este volume divulga e dá para reflexão alguns tópicos do estudo das línguas à luz da actual panorâmica mundial, marcada pela dinâmica dos fluxos migratórios e pelo domínio de potências emergentes. 

• O que distingue uma língua de um dialecto?
• Por que razão as línguas artificiais tiveram sempre sucesso reduzido?
• Como evolui a contradição entre a proliferação de línguas minoritárias e o desenvolvimento de uma língua franca?
• Porque é que o latim, o grego e o francês já foram línguas francas e deixaram de o ser?
• De que modo o inglês internacional já está a moldar o inglês língua materna?
• Que relações há entre o domínio das variedades de uma língua e o poder social?
• O que se perde, irremediavelmente, com a morte de um idioma?
Apesar de ter sido escrito a várias mãos (Isabel Casanova, Rita Faria, Michelle Wells, Ana Aragão Morais e João Mexia), este livro tem uma forte unidade temática e estilística: em todos os capítulos a problematização de hipóteses se combina harmoniosamente com a explicitação de noções básicas da área da linguística.