Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Fabiano Ormaneze, professor na PUC-Campinas desde 2008. Tem tido atividade nas áreas do jornalismo literário e na divulgação científica.

Licenciada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa com Mestrado em Estatística e Investigação Operacional. Investigadora do ILTEC.

Felisbela Lopes. Professora universitária no Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho  investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e as suas áreas de interesse na investigação vão desde o jornalismo, a programação e informação televisivas, as fontes de informação à área da comunicação na saúde.

 

Félix Pacheco (Teresina, 1879 — Rio de Janeiro, 1935) jornalista, político, poeta e tradutor brasileiro. Traduziu a obra de Baudelaire, que comentou e estudou. No governo de Artur Bernardes, foi ministro das Relações Exteriores. Luar de amor (1906); Poesias (1914); Ignezita (1915), foram algumas das suas obras.

Licenciada em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Jornalista do Diário de Notícias, desde 2004, colaborou também noutros meios da comunicação social, como a Visão, o Jornal de Letras, a Cosmopolitan, a Marie Claire e a Egoísta. Foi comentadora residente dos programas de debate da TVI24 A Torto e a Direito e 25.ª Hora e participou, como entrevistadora, no programa Agora a Sério, do Canal Q, Como autora, publicou Até Não Perceber: 15 Histórias de Verdade a Caminho da Ficção (2007) e Sermões Impossíveis (2010), entre outros.

Repórter e retadora na MultiRio.

Fernando Belo, licenciatura em Engenharia Civil e em Teologia. Doutoramento sobre a epistemologia da semântica saussuriana na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde ensina Filosofia da Linguagem. Autor de Lecture Matérialiste de l'Évangile de Marc (1974), Epistemologia do Sentido (1991) Leituras de Aristóteles e de Nietzsche (1994), La Terre et le Monothéisme, l’Histoire de leur Séparation (inédito).

Fernando Bueno, consulente do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

(Lisboa, 1954), jornalista e investigador do Tempo. Licenciado em Direito, esteve 20 anos como quadro da Agência Noticiosa Portuguesa. De 1988 a 1990, foi correspondente da Lusa em Pequim e, entre 1993 e 2002, trabalhou no jornal Público, onde foi editor de Sociedade e especialista em Política Internacional na zona da Ásia-Pacífico (China, Japão, Coreia). Tornou-se depois jornalista freelance, especializado em Tempo e Relojoaria, e membro de organizações internacionais nesta área. Editor-chefe do Anuário Relógios & Canetas, mantém o blogue Estação Cronográfica. É consultor do Governo Português na área do património relojoeiro. Tem um vasto conjunto de obras publicadas sobre a temática – nomeadamente História do Tempo em Portugal (2003) ou Dicionário de Relojoaria (2007).

Fernando Cristóvão (Setúbal, 1929), professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Entre 1984-1989, foi presidente do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICALP), atual Instituto Camões, e é membro da Academia das Ciências de Lisboa. Presidente da Associação de Cultura Lusófona (ACLUS), sediada na Faculdade de Letras de Lisboa, onde preparou o Dicionário Temático da Lusofonia. Publicou, entre outras obras, Notícias e Problemas da Pátria da Língua, ICALP (1985), Diálogos da Casa e do Sobrado, Edições Cosmos (1994), O Olhar do Viajante - dos Navegadores aos Exploradores (2003) e Nova Peregrinação Por Diversificadas Latitudes da Língua Portuguesa (Volume I • 1968 - 1989), Esfera do Caos Editores (2017).