Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Professor emérito de Informação e Comunicação da Université Libre de Bruxelles. Autor, entre outros livros, de Teoria da Informação Jornalística e de A Cidade dos Media.

Jaime Moniz (Funchal, 1837 – Lisboa, 1917) foi um político e intelectual português que se distinguiu na área da educação. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, entre outras atividades, exerceu advocacia e foi professor do Curso Superior de Letras. Foi membro da Academia Real das Ciências de Lisboa e sob a égide desta, publicou Corpo Diplomático Portuguez, contendo os actos e relações políticas e diplomática de Portugal com as diversas potências do mundo desde o século XVI até aos nossos dias (1902-1910).

Jaime Pinsky, historiador brasileiro, professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), diretor da editora Contexto, autor de Por que Gostamos de História, entre outros livros.

 

 

Nasceu em Barcelona (1977) e estudou Jornalismo e Humanidades. Autor dos romances La decadencia del ingenio, El secreto de mi éxito e El problema de la bala. Trabalha no sítio eletrónico Verne, uma publicação em linha associada ao jornal espanhol El País, na qual é o autor da secção "Filosofía inútil".

Janaína Simões, tem formação na área do Português, em Linguística e em Fonoaudiologia. A sua atuação, enquanto profissional, deu-se maioritariamente na área da Linguística.

Jornalista espanhol, da agência de notícias Efe. Coordenador-geral da Fundéu (Fundação para o Espanhol Urgente). Mais aqui.

(Madrid, 1951) escritor espanhol, filho do filósofo Julián Marías (1914-2005). Viveu parte da infância nos EUA e trabalhou mais na Universidade de Oxford, no Reino Unido.Foi também sido professor da Universidade Complutense de Madrid e da Escola de Letras de Madrid. Autor de várias obras, entre as quais se destacam Los domínios del lobo (1971), Travesía del horizonte, (1972),  El Hombre Sentimental, Todas las Almas, Vidas Escritas, Selvajes y Sentimentales e Tu Rostro Mañana – Fiebre y Lanza. Recebeu diversos prémios, como o Prémio Cidade Barcelona com Todas las Almas, o Nelly Sachs (1997), em Dortmund, na Alemanha, o Prémio Comunidade de Madrid (1998), o Prémio Grinzane Cavour (2000), em Turim, e o Prémio Alberto Moravia (2000), em Roma, ambos na Itália,

Jerónimo Teixeira (Montenegro, Brasil, 1968) é jornalista, atual diretor de Cultura da revista Veja autor de três livros. É licenciado em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e mestre em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre. Enquanto profissional mostra-se um crítico ativo de grandes autores e diretores consagrados, fala sobre as formas de texto opinativo e ressalta a importância da língua portuguesa na formação académica.

Licenciada em Ciências da Comunicação pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas Universidade de Lisboa e com pós-graduação em Artes da Escrita pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, é técnica superior no Iscte e, nos tempos livres, dedica-se à escrita no seu blogue

Joana Beleza, jornalista portuguesa, redatora do "Expresso” diário, versão digital.

 

Psicóloga clínica e psicoterapeuta, licenciada pela Universidade de Évora. Docente universitária e dirigente do SOS Racismo. Articulista no jornal Público.