Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Isabel Hub Faria  é linguista, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e coautora (com Maria Helena Mira Mateus, Ana Maria Brito e Inês Duarte) da Gramática da Língua Portuguesa editada pela Caminho.

Isabel Leal é psicóloga clínica e psicoterapeuta. Doutorada pela Universidade Católica de Louvain, é professora do Instituto Superior de Psicologia Aplicada e investigadora na área das interfaces da psicologia com a saúde.

 

Isabel Leiria, professora auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Departamento de Linguística Geral e Românica. Área científica: Aquisição e desenvolvimento da L2, léxico.

Jornalista e escritora portuguesa.  Autora, entre  outros  livros,  de Vicente Jorge Silva, conversas com Isabel Lucas (Temas e Debates, 2013), Viagem ao Sonho Americano (Companhia das Letras, 2017) , Viagem ao País do Futuro (2021 CEPE e Companhia das Letras) e Viagens com Garrett (Contexto)

Ministra da Cultura do XVII Governo Constitucional de Portugal, tendo sido deputada na Assembleia da República. Licenciada em Filologia Românica (1974) e Doutorada em Literatura Portuguesa (1987). É especialista na obra de Eça de Queirós. Professora Emérita / Professora Catedrática da Universidade do Porto e investigadora do Instituto de Literatura Comparada ML (unidade I&D FCT).

Doutorada portuguesa em literatura comparada, docente no ensino superior de Escrita Criativa e outras disciplinas nas áreas da literatura e do cinema. Autora, entre o outra obras, de O Diabo Tranquilo [em colaboração com o poeta Daniel Maia-Pinto Rodrigues] (2014), A Caridade, Histórias com Santos e Rio do Esquecimento (2016). Mais informação aqui.

Jornalista e tradutora brasileira.

Licenciado em Filologia Românica e doutorado em Linguística Portuguesa pela Universidade de Lisboa, tem publicações nas áreas de História do Português, do Português Moderno, da Onomástica Portuguesa, da Critica Textual, da Critica textual Moderna. Professor catetrático de Linguística jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo já ocupado os cargos de direção do Centro de Linguística e da área das Ciências da Linguagem da mesma faculdade.

José Carlos Ary dos Santos (Lisboa, 1937 – Lisboa 1984) foi um poeta e declamador português. Através da música deu-se a conhecer ao público, escrevendo mais de cem poemas para canções e concorrendo, por mais que uma vez, ao Festival RTP da Canção, sob pseudónimo. Viu-se envolvido em projetos de gravação de poemas e textos, tanto seus como de outros autores e publicou diversas obras, nomeadamente Asas (1953), Ary por Si Próprio (1970), As Palavras das Cantigas e Estrada da Luz (1984) e Rua da Saudade (1984).