Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Almeida Garrett (Porto, 1799 - Lisboa, 1854), partiu em 1809 para os Açores aquando da invasão francesa. Em 1816, matriculou-se no curso de Direito em Coimbra e participou na revolução liberal de 1820. Após a Vilafrancada, refugiou-se em Inglaterra tomando contato com a literatura romântica (Byron, Shakespeare e Walter Scott). Em 1824 e 1826, publicou em Paris Camões e Dona Branca, os primeiros poemas do Romantismo português. Em 1826, regressou a Portugal onde se dedicou ao jornalismo. Voltou a exilar-se em 1828 em Inglaterra e foi nomeado cônsul-geral em Bruxelas. Após este período, regressou a Portugal onde se destacou na política e onde dirigiu o Teatro Nacional. Da sua obra, destacam-se: Lucrécia, de 1819; Romanceiro e Cancioneiro Geral, vol. I, de 1843; Frei Luís de Sousa, de 1843; Viagens na Minha Terra, de 1946; Romanceiro e Cancioneiro Geral, vol. II e III, de 1851, e Folhas Caídas, de 1853.

Álvaro Cidrais (Moçambique, 1967) foi, de 1998 a 2001, consultor da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo. Licenciado em Geografia e Mestre em Geografia Humana, é, desde 2000, consultor da Associação Portuguesa de Enfermeiros para a Educação à Distância; assessor, gestor de projetos e coordenador do Instituto de Formação da FCUL e consultor do Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia. É coautor de dois livros com Xosé Manuel Souto (Universidade de Vigo): Planeamento Estratéxico de Mercadotecnia Territorial e História do Eixo Atlântico. Docente universitário na Universidade Lusíada de Lisboa.

Álvaro Sousa da Silveira (Rio de Janeiro, 1883 - Rio de Janeiro, 1967), foi um filólogo, linguista, foneticista e lexicógrafo brasileiro. Em 1935, exerceu na Universidade do Distrito Federal do Rio de Janeiro e, de 1939 a 1953, tornou-se catedrático de Língua Portuguesa na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. De 1944 a 1954, foi Presidente da Academia Brasileira de Filologia e, a partir daí, presidente honorário. Da sua obra, destacam-se: Lições de Português (1921-1923); Trechos Seletos (1919); Textos quinhentistas (1945) e Máximas, Pensamentos e Reflexões do Marquês de Maricá (1858).

Amadeu Ferreira (1950–2015), advogado e professor convidado na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Frequentou a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e da Universidade de Lisboa. Foi um dos principais promotores do Mirandês e Presidente da Associação de Língua Mirandesa. Traduziu Os Quatro Evangelhos, Os Lusíadas e vários poemas de Vergílio e Horácio. Mais informações aqui, aqui e aqui.

 

Amílcar Caffé é jornalista. Mestre em Literaturas Modernas.

Doutorada em Ciências da  Educação. Mestre em Estudos Portugueses (Exílios no Universo Poético de Manuel Alegre). Formadora de professores. Docente de Português na Escola Secundária Alves Martins. É também escritora premiada, tendo-lhe sido atribuído em 2018 o prémio literário “Cónego Albano Martins de Sousa”.

Jornalista espanhola freelance que escreve em diferentes publicações sobre relações humanas, língua, tecnologia e cultura. Tem colaborado com diversas agências de comunicação e é cofundadora da publicação digital Disquecool,em língua galega. Escreve em Verne, página associada ao jornal El País.

Advogada; formadora, especialista em Prática Forense.

Ana Carina Prokopyshyn (Portugal, 1981), licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (2006) e mestre em Linguística Geral pela FLUL (2010). Desde 2010 frequenta o doutoramento em História Contemporânea (Lusófona e Eslava). Participou com comunicações e a nível da organização em várias conferências internacionais, e presta serviços em várias instituições como professora de Português para estrangeiros, tradutora e revisora. Atualmente é leitora de Língua e Cultura Russa I e II na mesma universidade e investigadora no Centro de Línguas e Culturas Lusófonas e Europeias. Colabora como consultora de língua Portuguesa no Ciberdúvidas desde 2008.

Jornalista da revista Piauí. Foi editora de política na revista Veja, editora do jornal Globo em Brasília e editora-chefe na revista Época.

Jornalista portuguesa, licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; colaboradora do Jornal de Notícias e da revista Evasões