Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Autor de uma produção literária vasta e variada, largamente reconhecida. Nasceu em S. Martinho de Anta em 12 de agosto de 1907 e morreu em Coimbra em 17 de janeiro de 1995. Destacou-se no domínio da poesia com Orfeu Rebelde, Cântico do Homem; na obra de ficção distingue-se A Criação do Mundo, Bichos, Novos Contos da Montanha, entre outros. O Diário ocupa um lugar de grande relevo na sua obra. Recebeu o Prémio Camões em 1989 e o prémio Vida Literária em 1992.

Antropólogo, professor no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, onde tem dirigido os programas doutorais, e investigador no CRIA, onde foi diretor da revista Etnográfica. Autor de Senhores de Si: Uma Interpretação Antropológica da Masculinidade (The Hegemonic Male, na edição inglesa), Um Mar da Cor da Terra: Raça, Cultura e Política da Identidade (An Earth-Colored Sea, na edição inglesa), Outros Destinos: Ensaios de Antropologia e Cidadania, e A Chave do Armário: Homossexualidade, Casamento, Família. Coeditou (com Bela Feldman-Bianco e Cristiana Bastos) Trânsitos Coloniais: Diálogos Críticos Luso-Brasileiros e editou Corpo Presente: Treze Reflexões Antropológicas sobre o Corpo, além de ficção e crónicas. Participante de movimentos sociais e políticos em torno do género e da sexualidade, foi cronista do jornal Público, deputado à Assembleia da República e comentador residente na RTP3.

Moacyr Scliar (Porto Alegre, 1937 – Porto Alegre, 2011) foi um escritor e médico brasileiro. Enquanto médico especializou-se em saúde pública e foi, neste âmbito também, professor universitário. Enquanto escritor deixou uma vasta obra que abarca contos O olho enigmático, 1986, Pai e filho, filho e pai, 2002, romances Doutor Miragem, – 1979, Eu vos abraço, milhões, 2010, infantojuvenil Os cavalos da República, 1989, crónicas O imaginário Cotidiano, 2001 e ensaios Cenas médicas, 1988.

Jornalista brasileira radicada em Buenos Aires, cobre a América Latina há quase vinte anos. É coautora do livro Argentinos: Mitos, Manias e Milongas (Editora Planeta).

Jornalista. Entrou em 1999 em La Voz de Galicia, onde atualmente cobre a área de cultura na edição de Santiago de Compostela.

Jornalista. Entrou em 1999 em La Voz de Galicia, onde atualmente cobre a área de cultura na edição de Santiago de Compostela.

Linguista, escritora e jornalista moçambicana, é uma das vozes da rádio DW para a África.

Napoleão Mendes de Almeida (Itaí, 1911 – São Paulo, 1998) foi um gramático, filólogo e professor brasileiro. Fundador dos cursos de português e latim por correspondência, colaborou n’ O Estado de São Paulo e é autor de alguns livros relacionados com a gramática e a filologia portuguesa, que lhe atribuíram o título de personalidade influente nesta área. Assim, dos títulos de sua autoria ressaltam-se Gramática Metódica da Língua Portuguesa, Gramática Latina e Questões Vernáculas.

Investigador em marketing, gestão e desenvolvimento sustentável.

Natália Correia (Fajã de Baixo, 1923 – Lisboa, 1993) foi uma intelectual, ativista e escritora conceituada. A sua ação enquanto ativista passou pela defesa do património, dos direitos humanos, das mulheres e da cultura, onde, juntamente com José Saramago e outros conceituados escritores fundou a Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC). Enquanto escritora a sua obra estende-se por géneros variados, desde romances infantis passando por romances, viagens, teatro até à poesia, género pelo qual é reconhecida, destacando-se aqui Rio de Nuvens, 1947, O Dilúvio e a Pomba, 1979, O Armistício, 1985, entre outros.