Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Ruy Castro (Caratinga, 1948) é um jornalista e escritor brasileiro. Cronista da Folha de S Paulo, no Diário de Notícias e no Expresso (desde 20219, sendo autor de várias biografias de celebridades, como Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda, por exemplo Com o seu livro Carmen: uma biografia, ganhou o Prémio Jabuti, em 2006. Da sua obra, destacam-se ainda: O Anjo Pornográfico – A Vida de Nelson Rodrigues (1992),  Bilac vê estrelas (2000), O Pai que era Mãe (2001),  Era no tempo do rei: um romance da chegada da corte (2007) e Carnaval no Fogo – Crônica de Uma Cidade Excitante demais.

Ruy Cinatti (Londres, 1915 – Lisboa, 1986) foi um poeta e silvicultor português. De 1951 a 1956, trabalhou como chefe dos Serviços de Agricultura do Governo de Timor. Foi co-fundador da revista Cadernos de Poesia e responsável pela revista Aventura. Da sua obra, destacam-se Nós não somos deste mundo (1941), O Livro do Nómada Meu Amigo (1966, Prémio Antero de Quental) e Sete Septetos (1967, Prémio Nacional de Poesia).

 

É mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É professora no Instituto Superior de Comunicação Empresarial. É formadora do Centro de Formação da RTP e  participante em duas rubricas de língua oortuguesa: Agora, o Português (RTP 1) e Jogo da Língua (Antena 1). Assegura ainda uma coluna  mensal  na edição digital da revista Visão. Autora ou coa-autora dos livros Falar bem, Escrever melhor e 500 Erros mais Comuns da Língua Portuguesa e coautora dos livros Gramática Descomplicada, Pares Difíceis da Língua Portuguesa, Pontapés na Gramática, Assim é que é Falar!SOS da Língua PortuguesaQuem Tem Medo da Língua Portuguesa? Mais Pares Difíceis da Língua Portuguesa e de um manual escolar de Português: Ás das Letras 5. Mais informação aqui.

Doutoramento em Linguística (Linguística Portuguesa) Universidade de Lisboa.

Professor do ensino politécnico, ex-presidente da Escola Superior de Educação de Santarém e do seu conselho científico e presidente do Instituto Politécnico de Setúbal. É também colunista de opinião no jornal Público e comentador convidado na TVI sobre pedagogia e restantes temas sobre a educação e a sua política.

São José Almeida (Lisboa, 1960) é uma jornalista portuguesa. Colabora com o Público desde 1990 e é especialista em política nacional. Em 2006 e 2009, foi premiada com o Prémio Arco-íris, da Associação ILGA, pela sua luta contra a discriminação e a homofobia. Em 2009, recebeu o prémio de Jornalismo «Pela diversidade. Contra a discriminação», da Comissão Europeia. É autora do livro Homossexuais no Estado Novo (2010) e Continuar a tentar pensar (2011).

 

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português e Inglês, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; mestre em Estudos Anglo-Portugueses; doutorada em Estudos Portugueses, especialidade de Ensino do Português; docente do ensino superior politécnico; colaboradora dos programas da RDP Páginas de Português (Antena 2) e Língua de Todos (RDP África); autora do livro Indicações Práticas para a Organização e Apresentação de Trabalhos Escritos e Comunicações Orais e coautora dos livros SOS Língua Portuguesa, Quem Tem Medo da Língua Portuguesa?, Gramática Descomplicada e Pares Difíceis da Língua Portuguesa e Mais Pares Difíceis da Língua Portuguesa.

Licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em Língua e Cultura Portuguesa – PLE/PL2. Com pós-graduação em Edição de Texto, trabalha na área da revisão de texto. Exerce funções como leitora no ISCTE.

Saragoça da Matta, advogado português.

 

 

Sebastião da Gama (Vila Nogueira de Azeitão, 1924 – Lisboa, 1952) foi um poeta e professor português. Foi colaborador das revistas Árvore e Távola Redonda. Iniciou o seu percurso literário com Serra Mãe (1945) e posteriormente Cabo da Boa Esperança (1947) e Campo Aberto (1951).

 

Sebastião Rodolfo Dalgado (Goa, 1855 – Lisboa, 1922) foi um sacerdote católico que se distinguiu como linguista e etimologista ao estudar as influências da língua portuguesa no sudeste asiático. Foi docente da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e sócio da Academia das Ciências de Lisboa. Da sua obra, destacam-se: Glossário Luso-Asiático (1919), Dialecto indo-português de Goa (1900-1906) e Diccionários komkani-portuguez-komkani (1893-1905).

 

Historiador e tradutor ucraniano. Traduziu do inglês para o russo o livro The Gates of Europe: A History of Ukraine, de Serhii Plokhy