Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Rui Knopfli nasceu em Moçambique em 1932 tendo falecido em Lisboa em 1997 e destacou-se na poesia. Publicou, entre outras, as seguintes obras: O País dos Outros (1959), Máquina de Areia (1964), A ilha de Próspero (1972), Obra Poética (2003).

 

Rui Passos Rocha é editor de conteúdos digitais na Fundação Francisco Manuel dos Santos e aluno da pós-graduação em Visualização de Informação, na Universidade Nova. Estudou também ciência política (no Instituto de Ciências Sociais, da Universidade de Lisboa) e Ciências da Comunicação, na Universidade do Minho.

Rui Pinto Duarte (Coimbra, 1955). É advogado, estudou na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa onde fez o doutoramento. Autor de vários livros como Curso de Direitos Reais (2007), Estudos em Homenagem ao Prof. Doutor José Lebre de Freitas, entre outros.

 

Rui Ramos, jornalista angolano, nascido em Luanda em 1945.

 

 

Rui Santos Ivo (1961) é licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Lisboa. Especialista em Farmácia Hospitalar e também em Regulamentação Farmacêutica. É vice-presidente do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, I. P.. Professor auxiliar convidado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Em 2004, foi-lhe atribuído o Prémio Almofariz «Personalidade do ano 2004» no setor farmacêutico.

 

Rui Tavares (Lisboa, 1972) formou-se em História e História da Arte, especializando-se no estudo do século XVIII. Colabora no jornal Público, na revista Blitz e no canal SIC Notícias, e exerce atividades enquanto escritor, tradutor, historiador e político. São da sua autoria as seguintes obras literárias O Arquitecto, O Fiasco do Milénio, Pobre e Mal, Agradecido e O Regicídio.

Rui Zink (Lisboa, 1961), doutorado em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é professor universitário e escritor. Exerceu funções como docente na Universidade de Michigan, na Universidade Dartmouth e na Universidade Massachussetts e, atualmente leciona na universidade onde se formou. No âmbito da literatura publicou os romances Hotel Lusitano (1987), O Suplente (2000), Os Surfistas (2001), ente outros. Recebeu o Prémio do P.E.N. Clube Português pelo romance Dádiva Divina.

 

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia e Psicologia da Justiça. Terapeuta Familiar,  professora assistente convidada no ISCTE-IUL e no ISPA-IU. Integra o Conselho Jurisdicional da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Coautora, entre outras obras, de Casos Práticos em Psicologia Forense (2015); Álbum de Famílias (2017); Divórcio e Parentalidade (2018).

Rute Coelho é uma jornalista portuguesa.

 

 

Professora de Direito do Trabalho e Direito Internacional, mestre pela PUC-SP. Blogueira do Estadão e autora do livro Pega lá uma chave de fenda – e outras divagações sobre o amor, da Editora Saraiva/Benvirá.

Rui Barbosa (Salvador, 1849 – Petrópolis, 1923) foi um jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro. Em simultâneo com a sua notável atividade política, Rui Barbosa foi um dos nomes que fundou a Academia Brasileira de Letras. Enquanto escritor, fazem parte do seu espólio títulos como Mocidade e Estilo, O Papa e o Concílio, O Código Civil Brasileiro, entre outros. Mais informação sobre o autor e sua obra literária aqui: Fundação Casa Rui Barbosa. E aqui: Tempo e História, Rui Barbosa.

 

Ruy Belo (São João da Ribeira, 1933 – Queluz, 1978), doutorado em Direito Canónico pela Universidade de S. Tomás de Aquino, em Roma, foi um poeta Aquele Grande Rio Eufrates – 1961, Boca Bilingue – 1966, Despeço-me da Terra da Alegria – 1978 e ensaísta português. Enquanto profissional, trabalhou como professor no ensino secundário e na Universidade de Madrid, colaborou em revistas, trabalhou para o Ministério da Educação e foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.