«Pelo que li, Jorge Ferreira está de consciência tranquila quanto
aquela arbitragem que fez no jogo Paços [de] Ferreira-Benfica.»
A Bola, 26 de fevereiro de 2016, p. 43.
Não é «aquela arbitragem» mas «àquela arbitragem». (...)
Paulo J. S. Barata é consultor do Ciberdúvidas. Licenciado em História, mestre em Estudos Portugueses Interdisciplinares; curso de especialização em Ciências Documentais (opção Biblioteca e Documentação) e curso de especialização em Ciências Documentais (opção Arquivo).
«Pelo que li, Jorge Ferreira está de consciência tranquila quanto
aquela arbitragem que fez no jogo Paços [de] Ferreira-Benfica.»
A Bola, 26 de fevereiro de 2016, p. 43.
Não é «aquela arbitragem» mas «àquela arbitragem». (...)
«Antes de ser acessor de Cavaco, David Justino foi ministro da Educação de Durão Barroso.»
Público, 14/02/2016, p. 9.
Se o jornalista que legendou a imagem já tivesse sido assessor de imprensa, por certo não escreveria "acessor"…
Falava-se de exames, de ensino, de retenções, de dificuldades em língua portuguesa, da necessidade de ditados para conhecer e fixar a grafia, e eis senão quando aparece a legenda: «A partir do momento em que acaba o ciclo dos primeiros quatro anos, ou o aluno sabe, ou vai andar cocho» ("Princípio da Incerteza", RTP3, 13-02-2015), (...)
Lo siento no hablo portugués pero visité el Palacio da Pena en Sintra y vi en su capilla una esfera armilar con la divisa SMIDME. ¿Podrían decirme que significa? He buscado en internet y bibliotecas pero no lo encuentro.
Obrigada.
A sigla SMIDME – «Spes mea in Deo Meo est» – é uma variante do mote da divisa de D. Manuel I, «Spes mea in Deo est» (SMIDE), ou seja, «A minha esperança está em Deus».*
* Agradeço ao Prof. Doutor Manuel J. Gandra a informação e a ajuda prestadas.
Tenho uma dúvida com que me tenho confrontado, mas para a qual ainda não consegui encontrar resposta. Assim como nos referimos às décadas do século passado, por exemplo, como «anos 70» ou «década de 70», como devemos referir-nos à primeira década do presente milénio?
«Anos 00»? «Anos 2000»? «Década de 00»? «Década de 2000»?
Usa-se muito frequentemente a terminologia que se refere, por exemplo, aos anos 1970 ou 1980, mas essa forma não me parece correta, pois 1970 ou 1980 são anos concretos e não intervalos de tempo («anos 80» ou «década de 80» parece-me o mais adequado).
Muito obrigado.
As divisões temporais são convenções criadas para assegurar a compartimentação da História e facilitar a sua compreensão.
Designações como «anos 20», «anos 30» – ou «década de 20», «década de 30» – e outras são usadas por comodidade de periodização histórica para nos referirmos às respetivas décadas do século passado e assim caracterizar o segmento cronológico a que se referem. Algumas delas deram até origem a outras como, por exemplo, os «loucos anos vinte», expressão que é de imediato reconhecível e identificadora de um conjunto de valores, de uma organização social, de um estilo de vida.
Com o devir histórico, irão surgir outros «anos 20», agora já do século XXI, que porventura forçarão o surgimento de outras designações que caracterizem o respetivo período e procedam à desambiguação. Outro tanto acontecerá com expressões que refletem períodos históricos mais longos como os séculos, de que são exemplos: Quinhentos, equivalente de «século XVI», ou Oitocentos, equivalente de «século XIX», e das quais derivam palavras como quinhentismo e quinhentista, oitocentismo e oitocentista. Ainda que também se possa manter a homonímia, desempatando-se pelo contexto.
No caso das décadas, e além de «anos 20» ou «década de 20», tem-se generalizado a referência a «década de 1920», pressupondo-se que nos referimos ao período que começa em 1920 e termina em 1929. No fundo, referimo-nos ao período de «1920-1929» como «década de 1920», elidindo 1929.
Assim, para a primeira década deste século/milénio, «anos 00» afigura-se-nos algo confuso e ambíguo, sendo de evitar; «anos 2000», apesar de melhor, afigura-se-nos, ainda assim, de rejeitar pela confusão a que se presta; restando «década de 2000» como opção mais...
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações