Pergunta:
Nas traduções que revejo encontro com frequência a construção «incluindo + preposição» ou «incluindo + locução preposicional» («incluindo sobre», «incluindo em termos de», etc.). O meu reflexo sistemático é substituir o gerúndio pelo advérbio de modo (inclusivamente ou inclusive), por me parecer que incluindo deve ser seguido de substantivo («os livros, incluindo os dicionários»; «as plantas, incluindo as ervas daninhas»), mas não encontro nas gramáticas argumentos para justificar a minha opção. Faço bem em proscrever a referida construção gramatical?
Desde já obrigada.
Resposta:
O verbo incluir, quando significa «conter em si; compreender, conter, abranger» (Dicionário Houaiss, Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss/Objetiva, 2001), ocorre com complemento direto; p. ex.: «A coleção inclui obras de diferentes épocas.» Sendo assim, mesmo que se use no gerúndio, o verbo mantém as suas propriedades sintáticas, isto é, deve ser seguido de uma expressão nominal com a função de complemento direto: «A coleção tem obras de diferentes épocas, incluindo peças de arte pré-histórica.» Por outras palavras, não é possível uma sequência como «O catálogo dá informação sobre obras de diferentes épocas, incluindo sobre obras de arte pré-histórica», porque incluir, no sentido de «abranger», não tem complemento preposicional; a frase terá de ter outra formulação: «O catálogo dá informação sobre obras de diferentes épocas, incluindo pormenores sobre obras de diferentes épocas». Esta incompatibilidade com complementos preposicionais parece ser confirmada pela ausência de tal associação na escrita (por exemplo, no Corpus do Português, de Mark Davies e Michael Ferreira).
Relativamente à substituição que a consulente diz fazer do gerúndio do verbo incluir pelos advérbios inclusive ou inclusivamente, esta é adequada. De facto, ambos os advérbios têm uso preposicional equivalente ao de até, não impondo restrições ao tipo de constituinte que ocorra depois (Dicionário Houaiss): «trago-os todos, inclusive os dois amarelos» – «trago-os todos, até os dois amarelos»; «tens toda a informação, inclusivamente a da venda dos bilhetes» – «tens toda a informação, até a da venda dos bilhetes».