Textos publicados pela autora
O feminino de druida
Pergunta: Encontrei na web o uso de «as/umas druidas» e consultei vários dicionários para verificar o feminino de druida". Só no Priberam online encontrei druidesa ou druidisa, e o de José Pedro Machado regista druidisa. Nem no da Academia das Ciências nem no Houaiss encontrei referências.
Assim, a minha questão é a seguinte: qual é o feminino de druida, e, no caso de se aceitar "druidesa" e "druidisa", alguma...
«Observar-se ao espelho» vs. «observar-se no espelho»
Pergunta: Qual a regência verbal de observar-se? É correto dizer-se «ele observa-se no espelho», ou só poderemos dizer «observa-se ao espelho»?
Obrigado!Resposta: Há uma questão preliminar a ter em conta, que é a de estar em causa não a regência do verbo observar, mas as expressões adverbiais, ou melhor, os grupos preposicionais, «ao espelho» e «no espelho».
Feito o esclarecimento, refira-se que, no Dicionário Prático de Regência Verbal, de Celso Luft, ocorre apenas a...
A grafia de antifé
Pergunta: Gostaria de saber se, conforme o Acordo Ortográfico de 1945, se deveria gravar "antifé" ou "anti-fé".
ObrigadoResposta: Escreve-se antifé tanto na norma mais antiga como na que está em vigor.
Segundo o 3.º ponto da base 29 do Acordo Ortográfico de 1945 (AO45) os compostos formados com o prefixo anti são separados por hífen se o segundo elemento tiver vida à parte e começar por h, i, r e s, como por...
A sintaxe do verbo pugnar
Pergunta: Qual é a transitividade do verbo pugnar? Na elaboração de uma frase é correto dizer: «Pugnou pelo indeferimento» ou «Pugnou o indeferimento»?Resposta: O verbo pugnar é atestado nos dicionários portugueses como transitivo indireto, ou seja, ocorre com complemento preposicional. Neste caso, é precedido pelas preposições por e contra. Veja-se os exemplos:
1. «Ele pugnou pelo...
