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Textos publicados pela autora

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«Roubaram-me os sapatos»

Pergunta: Será que é certo o uso da construção «roubaram-me meus sapatos».Resposta: A construção «roubaram-me meus sapatos»1 é redundante, no entanto não deixa de ser aceite, pelo menos na oralidade. Na escrita, evita-se esta construção porque estamos a referir por duas vezes a pertença dos sapatos. Em lugar disso, podemos optar pelas construções «roubaram-me os sapatos», onde o objeto pronominal me indica posse, assumindo-se assim como um dativo de posse; ou ainda a construção «roubaram meus sapatos»1,...

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A expressão «sem ais nem uis»

Pergunta: Gostaria de conhecer o significado da expressão «sem ais nem uis» e de saber se é de uso corrente ou não. Aproveito para perguntar se a expressão se deve colocar sempre entre aspas, independentemente do contexto em que surge. Obrigado.Resposta:  As interjeições ai ui, entre outras aceções, podem usar-se quando exclamamos de dor, sofrimento ou em protesto. Assim, a expressão, de uso corrente e aceitável, «sem ai nem ui» – ou, no plural, «sem ais nem...

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A sintaxe do verbo mirar

Pergunta: «Os mais recentes ataques miraram o Censo Nacional.» O verbo mirar é transitivo direto ou indireto? Grato.Resposta: O verbo mirar é classificado como sendo: 1. transitivo direto quando significa: «fixar os olhos em; fitar, olhar» (ex.: mirou as estrelas), «dirigir os olhos para alguém/algo; olhar» (ex.: mirou de relance a porta), «olhar longamente à distancia; observar, espreitar» (ex.: o homem mirava as pessoas da rua), «fazer...

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Uso de eis com pronomes pessoais

Pergunta: Sei que as formas ei-lo e suas variantes de género e número são válidas. Mas sempre tive dúvida se existe a forma "ei-no-lo", "ei-vo-lo" e suas variações. Obrigado!Resposta: O advérbio eis é usado com significado semelhante a «aqui está», em referência a algo ou alguém que se encontra ou se quer apresentar no momento da enunciação. Pode, à semelhança dos verbos, ser seguido pelos pronomes pessoais átonos correspondentes ao complemento direto, isto é, me, te, o,...
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