Textos publicados pela autora
A expressão «sujeito passivo»
Pergunta: Na expressão «sujeito passivo», existe a forma própria no feminino, ou deverá ser usado também "sujeito passivo"?
ObrigadoResposta: «Sujeito passivo» («o sujeito passivo») é um conceito jurídico utilizado nas áreas do direito, da psicologia e da economia e não tem forma feminina, isto é, não é correto, nestas áreas, dizermos "sujeita passiva". O mesmo sucede com o termo «sujeito ativo» («o sujeito ativo»).
Por outro lado, se a expressão for utilizada em outros âmbitos que não os referidos – no registo informal e...
Superlativo absoluto analítico: «mesmo bem»
Pergunta: Mesmo pode ser um advérbio de quantidade e grau?
Por exemplo, na frase «Tu cantas mesmo bem».
Obrigada.Resposta: Mesmo é um advérbio de quantidade e grau no exemplo em apreço.
Em «tu cantas mesmo bem», mesmo ocorre como modificador do adjetivo bem, contribuindo com informação sobre o grau1. Note-se que, neste caso, mesmo é sinónimo...
O nome paelha
Pergunta: Gostaria de saber qual o termo correto, em português, para designar o prato espanhol: "paella", "paelha" ou nenhum deles?
Obrigada.Resposta: Paelha é o aportuguesamento do prato espanhol paella – à base de arroz, carnes, marisco e legumes –, que, por sua vez, é uma designação com origem no valenciano (e catalão) (Dicionário da Real Academia Española). A forma paella também está atestada nos dicionários portugueses...
Os pronomes relativos
Pergunta: Comecei recentemente uma jornada académica concernente ao estudo do período subordinado. Em tese, sabe-se que as orações subordinadas adjetivas são introduzidas pelos pronomes relativos.
No entanto, fiz muitas pesquisas em gramáticas e achei muitos exemplos de orações subordinadas adjectivas iniciadas somente com os pronomes relativos que e quem!
Ora, gostaria muito de saber se outros pronomes relativos – onde, cujo,...
