Textos publicados pela autora
A concordância em «todas quantas»
Pergunta: Acabo de ler, escrita por um autor muito bom, a seguinte frase: «Todas quanto abraçaram esta via foram bem-sucedidas».
A minha dúvida prende-se com o «quanto» invariável, que me soa mal. Admito, porém, que o erro seja meu.
Em suma: devemos escrever como acabo de referir ou antes «Todas quantas abraçaram [...]»?Resposta: Tal como o consulente sugere, a frase – «Todas quanto abraçaram esta via foram bem-sucedidas» – está incorreta. A forma correta tem de apresentar «quantas»: «Todas quantas...
«O que faz?» vs. «Que tipo de coisa faz?»
Pergunta: Atendendo às duas seguintes frases «O que você faz nos fins de semana?» e «Que tipo de coisa você faz nos fins de semana?», qual é explicação gramatical para na segunda frase o o ser omitido?
Obrigada, desde já, pela resposta.Resposta: Ao contrário do que pretende a consulente, não existe omissão do o na frases interrogativa «Que tipo de coisa você faz nos fins de semana?", por comparação com «O que você faz nos fins de semana?». Trata-se de duas questões...
O superlativo absoluto sintético de cortês
Pergunta: Hoje, na aula de Português, foi abordado o grau superlativo absoluto sintético. O professor deu algumas regras, exemplos e trabalhos para casa. Numa das flexões constava o adjetivo “cortês”.
Como não tinha a certeza da resposta, fiz uma pesquisa no dicionário Priberam e depois no blogue Língua Portuguesa e Literatura do Folclore, até que encontrei a solução “cortesíssimo”.
A minha dúvida consiste no seguinte: com a terminação -ês aplica-se a regra geral e...
A construção nem todas
Pergunta: Nem associa-se em geral ao significado «e não», como no exemplo «Não tenho peras nem maçãs».
No entanto, como se justifica o uso de nem na seguinte frase: «Viajar é bom, mas nem todos temos dinheiro para isso»?Resposta: De facto, na frase apresentada – «Viajar é bom, mas nem todos temos dinheiro para isso» –, não é possível substituir nem por não. Não se aceita, portanto, «"não todos" temos dinheiro»1.
Sobre a sequência «nem todos», como negação...
Frente e fronte (II)
Pergunta: Frente e fronte têm uma origem comum?
Muito obrigada.Resposta: De acordo com o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, e com o Dicionário Houaiss, frente e fronte tem origem no latim fronte-: «fronte, testa, rosto, semblante, cara».
Apesar da mesma origem, o substantivo frente – com registos desde o século XVIII,...
