Textos publicados pela autora
Acarretar e acartar
Pergunta: A palavra acarta está errada na seguinte frase? Deveria ser acarreta?
«Escrevo-lhe sobre um tema que tem estado em agenda e que necessita de clarificação e algumas elucidações, na vertente das repercussões que o mesmo acarta para a privacidade de cada um de nós.»
Obrigada!Resposta: O verbo acartar tem uso informal e, portanto, não é o mais adequado ao contexto em questão.
O uso do verbo acartar, na...
A bomba atómica e o combate científico e da medicina...
... com a confusão entre dois nomes japoneses
À volta da covid-19, muitos são os termos, as doenças e síndromes emergentes no espaço público. É o caso aludido na imagem ao lado – uma doença inflamatória pouco comum que afeta principalmente crianças até aos cinco anos de idade –, com o nome confundido com uma das cidades japonesas bombardeadas com o único ataque nuclear perpetrado na História da Humanidade, realizado pelos Estados Unidos na II Guerra Mundial, em agosto de 1945....
O plural de «par de jarras»
Pergunta: Qual o plural de «par de jarras», significando esta expressão «duas pessoas que andam sempre juntas» (linguagem coloquial)?
«O par de jarras» ou «os par de jarras», sendo que em cada uma das expressões nos queremos referir a apenas e só duas pessoas: qual é a forma correcta?
Possíveis usos:
a) «Desde que começou a quarentena, estou sempre a ver o par de jarras a deambular por aí»; ou b) «Desde que começou a quarentena, estou sempre a ver os par de jarras a deambular por aí»?
c) «O par de jarras vai ao baile»; ou d) «Os par de...
O adjetivo sináptico
Pergunta: Como se escreve: "sináptica", ou "sinática"?Resposta: O adjetivo relativo à sinapse e que tem origem no grego synapsé (e que chegou até nós pelo francês synapse) grafa-se sináptico/sináptica, pois este p pronuncia-se (não é um caso de consoante muda, conforme a definição da anterior ortografia, a do acordo de 1945, Base V). Veja-se a sua transcrição fonética: [siˈnaps(ə)]. Esta grafia é comum às duas variantes do...
