Gostaria de entender como eu sei que o verbo é performativo.
Gostaria de saber o significado dos provérbios seguintes:
«Em terra de cegos quem tem um olho é rei»;
«Quem sai na chuva é para se molhar»;
«Gato escaldado de água fria tem medo»;
«Quem semeia o vento colhe tempestade»;
«O pior cego é aquele que não quer ver».
Agradeço a sua colaboração.
Tenho um amigo que é radialista e usa com muita frequência, automaticamente, a expressão «por através», que tem o sentido a seguir exposto no exemplo: «Por através de carta você poderá entrar em contato com o programa.» «Por através da oração você poderá alcançar...» «A conversa com fulano poderá ser por através de carta ou telefonema.» Acho que estes três exemplos podem ajudar vocês a equacionarem o meu desejo de esclarecimento do provável erro que eu acho que existe nessa construção. Se for confirmado o erro que eu julgo existir, eu quero indicar para o meu amigo, mas preciso da confirmação. Encontrei o Ciberdúvidas sem querer, pesquisando na Internet um portal de dicionários. Conto com a atenção de vocês, agradecendo antecipadamente o empenho no esclarecimento solicitado.
Num poema lê-se: «Te anelo, te necessito. Te amo, mais que ao meu ser», no sentido de «amar o (ao) outro mais do que a mim mesmo». A dúvida é: «mais que ao meu ser» ou «mais que o meu ser»? Qual a explicação gramatical? Obrigada.
Na frase «ela trabalhava há muito tempo naquela fábrica», gostava que me explicassem se é possível considerar, de alguma maneira, esta frase enquanto frase complexa. Porque no meu entender, embora haja dois verbos conjugados, o verbo haver pertence a um complemento circunstancial de tempo, não havendo qualquer processo de coordenação ou subordinação, podendo, portanto, apenas ser uma frase simples.
Obrigada.
Quanto à consulta do Prof. Luciano Eduardo de Oliveira, em 23/5/2007, parece-me que na frase «Também se usa a palavra mate quando se quer dirigir-se de maneira agradável a outra pessoa, principalmente homem», ocorre, em verdade, uma locução verbal (quer dirigir-se); portanto bastaria um se para tornar a frase gramatical, ou pelo menos, mais suave aos ouvidos. Assim seria: «Também se usa a palavra mate quando se quer dirigir de maneira agradável a outra pessoa, principalmente homem.»
Apesar de conhecer o sentido da expressão «trinta por uma linha», gostaria que me fosse explicada (se possível) a origem da mesma!
Gostaria de saber se, quando me refiro ao facto de recolher dados contidos em dossiers ou processos dos alunos, posso utilizar a expressão «procedimentos processuais», ou se deverei utilizar «procedimentos "processoais"», mesmo não se tratando de processos judiciais.
Obrigada pela atenção.
Gostaria de saber o sentido denotativo e conotativo dos seguintes provérbios:
«Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.»
«De grão em grão, a galinha enche o papo.»
«Devagar se vai ao longe.»
«Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza.»
Gostaria de saber em quais casos devemos utilizar a expressão «Em exercício», após identificarmos o cargo da pessoa, e em quais devemos utilizar a palavra substituto.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações