DÚVIDAS

«Dois tipos de máquinas» e «várias marcas de refrigerantes»
Qual a forma correta? 1) «A indústria fabrica dois tipos de máquinas.»2) «A indústria fabrica dois tipos de máquina.» 3) «Comprei dois tipos de açúcares.»4) «Comprei dois tipos de açúcar.» 5) «No supermercado há várias marcas de refrigerantes.»6) «No mercado há várias marcas de refrigerante.» Por que é correto «meios de comunicação» e não «meios de comunicações»? Agradeceria se me explicassem.
A palavra mafuás e a relação entre novena e cavalhada
Eu gostaria de saber qual é o significado da sentença «te esperarei com mafuás novenas cavalhadas comerei terra e direi coisas de uma ternura tão simples» escrita no poema Estrela da Manhã, de Manuel Bandeira. Eu não encontrei o significado da palavra mafuás e a relação entre novena e cavalhada.Obrigado! Poema: A Estrela da Manhã Eu quero a estrela da manhãOnde está a estrela da manhã?Meus amigos meus inimigosProcurem a estrela da manhã Ela desapareceu ia nuaDesapareceu com quem?Procurem por toda a parte Digam que sou um homem sem orgulhoUm homem que aceita tudoQue me importa? Eu quero a estrela da manhã Três dias e três noitesFui assassino e suicidaLadrão, pulha, falsário Virgem mal-sexuadaAtribuladora dos aflitosGirafa de duas cabeçasPecai por todos pecai com todos Pecai com os malandrosPecai com os sargentosPecai com os fuzileiros navaisPecai de todas as maneiras Com os gregos e com os troianosCom o padre e com o sacristãoCom o leproso de Pouso Alto Depois comigo Te esperarei com mafuás novenas cavalhadascomerei terra e direi coisas de uma ternura tão simplesQue tu desfalecerásProcurem por toda partePura ou degradada até a última baixezaeu quero a estrela da manhã
Dicionários, solarengo, soalheiro, bimestral e bimensal
Dedicado que sou às questões linguísticas, publiquei há anos num jornal regional de pouca projecção um escrito a que chamei «Algumas questões dicionarísticas» e no qual referia vários pontos que me causavam estranheza. Acho estranho que alguns dicionários refiram que solarengo é o mesmo que soalheiro. Mais estranho acho dizerem que bimestral é o mesmo que bimensal. Estranho e surpreendente é que num recente dicionário (em seis volumes), que me farto de elogiar, entre nesta do bimestral igual a bimensal. É apenas por esta última questão que finalmente resolvi colocar uma questão a Ciberdúvidas. Será que a minha miopia ocular me subiu ao cérebro? Solicito comentário.
A regência de suportar
Eu preciso saber sobre a regência do verbo suportar, e a gramática foge de mim! Como se escreve a frase seguinte? «[...] suportou "os" impulsos dielétricos» ou «suportou "aos" impulsos dielétricos?» A Internet não ajudou, visto que vi jornalistas colocando que alguns feridos não suportaram "aos" ferimentos, e outros "os" ferimentos. Parece-me natural que quem suporta, suporta alguma coisa, o quê! Mas preciso fazer revisão em um relatório e não posso acreditar no natural que provém do meu cerébro. «Não consigo suportar isso», ou, «a isso»? Aguardo respostas! Desde já, muito agradecido!
Utilização de um sujeito na segunda oração
Se considerarmos apenas este tipo de construção, qual é a opção preferível? «Uma vez que a empresa está a aproximar-se cada vez mais da falência, a mesma deve adoptar medidas imediatas» ou «Uma vez que a empresa está a aproximar-se cada vez mais da falência, deve adoptar medidas imediatas.» Existe, neste caso, uma regra que determine a utilização ou a não utilização de um sujeito na segunda oração? Muito obrigada.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa