Gostaria de saber qual das expressões está correcta e porquê: «Enviamos o cheque n.º x sobre o banco y» ou «enviamos o cheque n.º x sob o banco y»?
Muito obrigada!
Gostaria que me informassem se, na frase abaixo, o advérbio “menos” se aplica ao mesmo tempo aos adjectivos usados (“conscientes” e “responsáveis”), ou se apenas se pode considerar em relação ao primeiro adjectivo usado?
«Alguns menos conscientes e responsáveis.»
Ou para caracterizar como «menos conscientes» e «menos responsáveis» será necessário colocar o menos antes de cada um dos adjectivos?
Como no exemplo que se segue:
«Alguns menos conscientes e menos responsáveis.»
Obrigada.
Gostaria de saber se está correta a frase: «Esse carro te pertence?»
Eu vejo muita gente usando frases parecidas. Mas o verbo (pertencer), por ser VTDI, não deveria ter uma preposição antes da pessoa, ou seja, o certo não seria somente: «Esse carro lhe pertence?»?
Caso a frase «Esse carro te pertence?» esteja correta, gostaria muito de uma explicação.
Obrigado pela atenção.
Como é que se deve escrever ou dizer: «Está conforme os dados ministrados no conselho de turma» ou «está conforme aos dados ministrados em conselho de turma»?
Obrigado pela atenção.
Porque é que está errado dizermos «O João, preocupado que ele voltasse a casa mais cedo, saiu»? É uma dúvida que me suscita bastante interesse.
Qual a subclasse a que pertence o advérbio sim de acordo com a nova terminologia?
Na frase «O João gosta de fruta», qual é a função sintáctica da expressão «de fruta»? Complemento directo ou indirecto?
Gostava de saber o seguinte: na frase «Trata-se de uma tempestade», que tipo de predicado temos – verbal ou nominal? E «de uma tempestade» que complemento é?
Obrigada.
Surgiu-me uma dúvida hoje quando falava com um colega meu que é a seguinte: diz-se «tenho exames a fazer...», «tenho exames por fazer...» ou «tenho exames para fazer..»?
Queria saber se existe alguma diferença na classificação gramatical das seguintes frases:
«Quem será o presidente do Brasil? Espero que seja quem apresentar o melhor plano de governo.»
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações