DÚVIDAS

Frase vs. oração
[Acedi a um sítio e] deparei com a seguinte pergunta de múltipla escolha: «Diga quantas orações se encontram neste parágrafo: "Atenção! Silêncio! Gritava a professora, enervada, quando o director entrou."» Duas, três ou quatro? Segundo o que está assinalado, há aí quatro orações. Ora, no meu tempo, as orações eram contadas de acordo com o número de verbos existentes, pelo que apenas consigo encontrar duas, apesar de poder estar elidida uma forma verbal antes de "enervada". Serei eu quem está a ser obtusa? Antecipadamente grata pela vossa resposta.
Cabeça-de-lista, substantivo comum de dois
Gostava que comentassem esta frase (in Público de 17/07/2007): «Helena Roseta é dos cabeças de lista vencedores uma das que mais competências tem na área autárquica e urbanismo, foi presidente da Câmara de Cascais, é arquitecta de profissão e preside à respectiva ordem.» Para além da deficiente pontuação, pergunto: a) Helena Roseta é dos cabeças de lista ou das cabeças de lista? E cabeça de lista não devia escrever-se com hífenes (cabeça-de-lista), tal como cabeça-de-chave, cabeça-de-ponte, cabeça-de-vento, por exemplo? b) «…uma das que mais competências tem», ou «…uma das que mais competências têm»? Muito agradecido.
Permitir com orações subordinadas
Gostaria, primeiramente, de agradecer pela oportunidade.Em um concurso foi elaborada a seguinte questão:«Considerando as funções sintáticas das orações apresentadas abaixo: "Permite chegar à abstração completa da realidade" e "Permite que se chegue à abstração completa da realidade" NÃO podem substituir-se porque são diversas.»Pergunto: do que se trata [quando se diz] «serem diversas» as orações?Grata.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa