DÚVIDAS

Sobre o gerúndio
Preciso saber sobre as regras do gerúndio, e porque é que nas duas primeiras frases a regra foi respeitada e na terceira não: 1. Quero registrar a triste situação por que passam milhões de crianças brasileiras, em sua maioria desassistidas, caminhando rumo a um futuro incerto e infeliz. 2. Mesmo assim, tal atividade deve ser reconhecidamente leve, excluindo-se, por exemplo, o trabalho exercido nas indústrias... 3. Os menores do Brasil, desassistidos em seus lares, ganham as ruas em busca de uma forma de vida, caindo nas malhas da prostituição... Muito obrigada e parabéns pelo excelente site.
O complemento «com a régua»
Venho solicitar-vos ajuda para a designação do complemento «com a régua» na frase «Entrou com a régua na mão». De acordo com a TLEBS, entretanto suspensa, parece-me ser um modificador preposicional, mas tendo em atenção a gramática tradicional, que é a que, agora, preciso de esclarecer, não consigo atribuir classificação ao complemento circunstancial que representa (Será de modo?! Não me parece). Grato pela atenção.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa