«Até porque»
Eu gostaria de saber se a expressão «até porque» está correta dentro das regras gramaticais da língua portuguesa. E se não estiver, o porquê.
«Se eu fosse tu» e «se eu fosse a ti»
«Se eu fosse tu», ou «Se eu fosse a ti»?Sou brasileiro e nunca tinha ouvido a segunda forma antes de vir morar em Lisboa. Percebi que essa forma é muito comum aqui. Para mim, acredito que seja a primeira forma mais certa, baseado em casos como: «Se eu fosse você», «Se eu fosse ele», «Se eu fosse eu». Assim, gostaria de saber realmente qual delas é a correcta.Obrigado.
Diferença entre preposição e conjunção
Qual a diferença entre preposição e conjunção?
A palavra pletora
Gostava saber como é que se usa a palavra pletora no sentido de «abundância». Em concreto, queria saber se necessita de uma preposição, ou se funciona só.
A parte da frase problemática é a seguinte:
«Oferecer-lhe pletora bebidas espirituosas.»
Agradeço desde já pela resposta.
Regência de jurar
Na frase «Jurou pela alma da mãe que não tornaria à bebida», qual a função sintática de «pela alma da mãe»?Obrigado.
Próclise e ênclise, outra vez
Prezados, do ponto de vista gramatical, estaria correto dizer «nos colocamos à sua disposição (...)», ou melhor seria dizer «colocamo-nos à sua disposição (...)».
Desde já, agradeço a ajuda.
Fazer enquanto verbo-suporte
Quais as situações em que se usa o verbo fazer como verbo-suporte?
Elipse em perífrase
Na frase «Nós a estudar, e eles a brincar», a função sintáctica de «a estudar» e «a brincar» é a de 1) Predicados de duas orações (coordenadas)? ou2) Complementos circunstanciais de modo, supondo que há só uma oração sem predicado?Muito obrigada.
A locução «antes de»
«Antes de»: locução adverdial de tempo ou locução subordinativa temporal?1. Ele chegou antes de mim.2. Fiz o jantar, antes de ele chegar. Nos exemplos supracitados, a que classe pertence a locução «antes de»?Muito obrigada.
«Audiência de...» e «audiência com...»
Qual destas duas formas tem a estrutura correcta?1 – «Audiência do Presidente da República (a Fulano).»2 – «Audiência com o Presidente da República (de Fulano).»Grato.
