De que discordavam
Gostaria de saber se é correto o uso do "o" antes do pronome relativo neste exemplo: o governador insistia em afirmar que o assunto principal seria "as grandes questões nacionais", com o que discordavam líderes pefelistas.
“Amar é viver”
Qual a análise sintática que se deve fazer de períodos (?) como "Amar é viver"? Período composto (?), sujeito, complementos, etc... Grato.
Próclise, em Portugal e no Brasil
Preciso saber tudo sobre próclise.
Quando usar corretamente.
Por favor, mande-me com a máxima urgência uma resposta.
Muito obrigada.
Referência catafórica / referência anafórica
O que são, e quais as diferenças entre os dois vocábulos acima.
Morfologia – depois / atrás
Como classificar morfologicamente as palavras "depois" e "atrás" nas frases seguintes? "Anos atrás, o mundo era outro." "Dias depois, Daniel voltou eufórico ao lar." Gostaria de acrescentar que minha dúvida se prende ao fato de, se se considerarem "depois" e "atrás" advérbios, ter-se-á o caso de advérbios a modificar substantivos ("anos" e "dias"). Obrigado.
Ou seja
No outro dia, ouvi uma conversa na qual uma senhora, que se dizia linguista, protestava energicamente contra o uso incorrecto e frequente da expressão ou seja". Como desconheço tal questão (e, já agora, também emprego a expressão – mais, até, no sentido de «isto é»), gostaria que me esclarecessem se, de facto, é incorrecto fazê-lo.
Obrigada.
Presente na reunião
Qual a forma certa: «estarei presente na reunião» ou «estarei presente à reunião»?
Submeter à
O emprego da crase na seguinte frase está correto: «O trabalho será submetido à análise estatística»?
Ela prefere-me a ti
A dúvida é esta - com o verbo preferir, no sentido de querer antes, qual o pronome pessoal, referente a primeira pessoa do singular, que deveria ser utilizado e de que forma, em frases como as que a seguir lhes apresento:
Ela prefere "a mim" a ti.
Ela prefere "mim" a ti.
Ela prefere "eu" a ti.
Ela "me" prefere a ti.
Ela prefere-"me" a ti.
Estas frases poderiam estar no seguinte contexto: estou conversando com alguém e quero informar a esta pessoa que, entre nós dois, é a mim que uma certa mulher quer mais.
Analisando essas possíveis frases, pensei o seguinte:
A frase "1" não caberia, porque teríamos duas preposições "a", em desacordo com a regência do verbo preferir.
A "2" apresenta o pronome "mim" sem estar antecedido por uma preposição, de forma que também não seria aceitável.
A "3" teria o pronome "eu" na função de objeto direto, o que também não seria possível.
A "4" parece-me, gramaticalmente, a melhor; apesar de me soar meio estranho e até de uma certa forma ambígüa: o "me" poderia ser um pronome de interesse (interesse meu no fato que informo) e, então, a pessoa preferida indicada pela frase já não seria eu, mas sim meu interlocutor.
A "5", uma variante da "4", teria também o inconveniente de uma má colocação do pronome "me", tendo em vista que o pronome "ela", segundo me consta, obrigaria a próclise.
Assim sendo, acredito que somente a frase "4" seria correta, ainda que ambígüa. Por favor, corrijam-me se estiver errado. Talvez não seja possível, com estes pronomes pessoais, construir, da forma como pretendo (preferir alguém a outrem), uma frase que seja clara, e devesse, então, optar por outras alternativas.
Agradeço-lhes qualquer ajuda que leve um pouco de luz a esta confusão que estou fazendo.
À última hora
Quando se quer explicar que, no último minuto, aconteceu qualquer coisa, diz-se: "à última hora" ou "à última da hora"?
Há diferença ou é a mesma coisa?