Os complementos dos verbos demorar e durar
Sabendo que o modificador interno ao grupo verbal pode apresentar-se sob as formas de grupo adverbial, grupo preposicional e oração, na frase «Ele demorou oito dias», qual a função sintática do grupo nominal «oito dias»?
Sabendo que o complemento oblíquo pode apresentar-se sob as formas de grupo preposicional, grupo adverbial ou a coordenação de ambos, na frase «A conferência durou três horas», qual a função sintática do grupo nominal «três horas»?
Bicicletas desdobráveis ou dobráveis
Como é que se deve grafar: «bicicletas desdobráveis», ou «bicicletas dobráveis», ou ambas estão certas?
Obrigado.
A família de palavras de aguarela
A palavra aguarela é da família de palavras de água? Se sim, qual o processo de formação? Esta dúvida surgiu na sequência da apresentação de um trabalho em que várias opiniões se dividiram, não se chegando a uma opinião correta. Pela origem da palavra, consultada neste site, parece-me que o termo aguarela é estrangeiro, não estando relacionado com a palavra água, mas a dúvida persiste...
Agradeço a atenção dispensada.
Chácara, sítio, fazenda
Aqui em Pernambuco temos chácara, fazenda e sítio. As três palavras referem-se a propriedades rurais. Minha dúvida consiste em dizer exatamente quando certa propriedade rural é chácara, fazenda ou sítio. Conto com vossa ajuda.
Agradeço-vos desde já.
Rapioca
Já ouvi há alguns anos o termo rapioca para designar frio. A frase «estar uma grande rapioca» pode ser usada como tendo esse significado, ou não?
Inicial e iniciático
As palavras iniciática e inicial são sinónimas, no entanto, sendo a primeira menos utilizada, gostaria de saber o que determina a utilização de uma ou de outra.
Freguesia como nome coletivo
A palavra freguesia (enquanto divisão administrativa) pode ser considerada um nome coletivo?
O uso do hífen com bem e mal em compostos
Pelas novas regras do novo acordo ortográfico, o prefixo bem leva hífen quando forma palavras começadas por vogal ou h e ainda nas palavras começadas por consoante e que têm sentido por si só (ex.: bem-estar, bem-humorado, bem-criado). Ora, pelas mesmas regras, o prefixo mal leva também hífen nas palavras começadas por vogal ou h (ex.: mal-estar, mal-humorado). E por que razão não é aplicado o mesmo princípio à palavra malcriado quando o vocábulo é o mesmo de bem-criado e tem igualmente sentido por si só?
Obrigado pela resposta.
Quixinau e Tiráspol
Gostaria de saber que grafia usar quando me refiro às capitais da República da Moldávia e da Transdniéstria (República Moldava Transdniestriana)? No caso da capital moldava, devo usar "Quixinau", "Quichinau" (que me parece errada, tendo em conta o que o som do ş em romeno/moldavo é /ʃ/ e não /tʃ/), Chişinău ou "Chisinau" (sem diacríticos)? E quanto à forma russa Кишинёв (Kishinev? Quixineve?) Devemos considerá-la desatualizada? Quanto à capital do Estado com reconhecimento internacional limitado da Transdniéstria? Será Tiraspol, ou Tiráspol, com acento?
Muito obrigado pelo esclarecimento.
Sensorização e sensorialização
Pretendo escrever um texto sobre o modo como os estímulos exteriores são transformados e adaptados a cada um dos sentidos. No caso da visão, falamos de visualização, por exemplo. Mas será que há um conceito genérico que seja independente dos sentidos? Podemos falar de "sensorização" (julgo que mais adequado a "usar sensores") ou "sensorialização"? Ou haverá uma palavra alternativa?
Obrigado.
