Malmequer e bem-me-quer
Por que malmequer é escrita junto, e bem-me-quer, separadamente?
Cônjuge e consorte
Cônjuge e consorte são sinônimos. Consorte é comum-de-dois, e cônjuge é sobrecomum, apesar de em dicionários eu encontrar comum-de-dois. Qual o certo e o errado?
Desde já agradeço e sinto uma grande satisfação de participar do seu estimável site.
Sobre a aldeia de Alvarelhos (Portugal)
Estou a fazer uma pesquisa, para o mestrado sobre a aldeia de Alvarelhos, incidindo na estação arqueológica aí existente. Gostava de começar o meu trabalho invocando o significado etimológico desta palavra. Já consultei a 2.ª edição do vosso dicionário, mas o que encontrei foi «Alvarelhão, s. tipo de vinho tinto. De Alvarelhos, top.» Posso acrescentar ainda que tenho informações que o topónimo "Alvarelhos" é invocado nos documentos medievais da época de (séc. X) S. Rosendo (arquivos Beneditinos) e nas segundas Inquisições Gerais de D. Dinis de 1290, figurando já como unidade regional bem definida, no foral de D. Manuel I em 1519 à Vila da Maia. Deste modo, solicitava vossa ajuda, se possível, para que possa enriquecer o meu trabalho de mestrado.
Pacífico Sul
Gostaria de saber se é correcto o uso da expressão «Pacífico Sul» e ainda se Sul é grafado com maiúscula ou minúscula.
Muito obrigada.
O diminutivo da palavra sobrevivência
Queria saber qual o diminutivo da palavra sobrevivência.
Sequenciamento e sequenciação
Tenho visto seqüenciamento, mas outro dia me apareceu seqüenciação. A meu ver é também aceitável, mas estarei certo?
Obrigado.
Ordem alfabética em dicionários
As enciclopédias e o programa de computador, ao colocarem as palavras em ordem alfabética, põem respectivamente "Cruz e Souza" antes de "Cruzada" e "Gabriel Dias" antes de "Gabriela". Como não concordo que o espaço possa fazer a diferença, pergunto: esta ordem está correta?
Sobre a palavra aqueduto
Aqueduto é uma palavra derivada ou composta?
Ainda a serra dos Candeeiros
Em resposta a uma questão colocada no Ciberdúvidas sobre a origem da denominação serra dos Candeeiros, JMC responde: «José Pedro Machado (in Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa) relaciona o nome da serra dos Candeeiros aos cumes que parecem castiçais, embora outros autores o considerem de origem obscura. O topónimo Candeeiro encontra-se noutros pontos de Portugal, como por exemplo em Vila do Bispo, referindo-se a uma ponta da costa. Segundo JPM, o nome talvez esteja associado a fogaréus nocturnos que guiariam os navegantes até à praia e ao porto local.»
Esta explicação suscita-me algumas dúvidas. Em livros antigos (por exemplo, no Guia de Portugal, de Raul Proença, 1927), o nome da serra aparece escrito como “Serra dos Candieiros”. Aliás, foi esta a grafia que aprendi quando estava em idade escolar. Suspeito assim que “Candeeiros” seja uma corruptela de “Candieiros”. A este propósito, é de registar que na Serra da Estrela, concelho de Manteigas, existe um vale glaciar denominado “Ribeira da Candieira”, que ainda surge com esta grafia na maioria dos mapas da região.
Gostaria de saber se a grafia Candieiros ainda existe e se é plausível que possa ter resultado em “Candeeiros”. Gostaria igualmente de saber se existe algum significado registado para “Candieiro” ou “Candieira” (já ouvi dizer que este nome designa uma planta, mas não consegui confirmar esta hipótese).
O nome em português da árvore Quercus infectoria
Gostaria de saber se é possível da vossa parte encontrar o nome para o português da seguinte árvore: Quercus infectoria.
Uma página brasileira que encontrei diz que é noz-de-galha, mas diz que é «Quercus infectoria Olivier».
São estas duas árvores as mesmas ou parecidas?
Obrigado.
