Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Morfologia Flexional
Maria Arménia Madail da Silva Professora Celorico de Basto, Portugal 8K

Gostaria de colocar a seguinte questão: segundo Lindley Cintra, verbos como agir e embarcar são verbos regulares, e, segundo o DT (Dicionário Terminológico), são irregulares.

Agradecia o esclarecimento.

Hermenegildo Seca Coordenador editorial Luanda, Angola 4K

O Dicionário Houaiss (edição electrónica de 2009) inclui as conjunções e preposições no grupo dos clíticos.

Sendo assim, gostaria de saber os critérios a ter em conta para a classificação de um vocábulo como clítico.

Obrigado.

João Cachopo Investigador Lisboa, Portugal 8K

Existindo a expressão «face a face» (sendo legítimo, por exemplo, falar num face a face entre x e y), como se forma o plural da expressão? Concretamente, como traduzir «un énoncé grandiose (...) de face-à-face messianiques...»?

Eduardo de Almeida Farias Aposentado Pelotas, Brasil 25K

Qual o plural de guardião: "guardiões", ou "guardiãos"?

Temporão: "temporões", ou "temporãos"?

Maria Correio Informática Castelo Branco, Portugal 2K

Gostava de saber como se chama aquele que faz triagens. Passo a explicar: há uma pessoa que está encarregada de fazer a triagem no reenvio de e-mails, como vou chamar? "Trieiro"?

Obrigada.

Caio Zero Estudante São Paulo, Brasil 57K

Gostaria de saber como fica a mesóclise do verbo fazer, no futuro do pretérito e no futuro do presente, para todas as pessoas.

Surgiu uma divergência entre meus colegas de turma, principalmente com as conjugações da primeira pessoa do singular e do plural.

Grato desde já.

Filipe Soares Técnico de moldes e estudante de mestrado Trofa, Portugal 5K

Antes de mais, preciso de dar os parabéns a todas as pessoas que colaboram neste sítio tão profícuo para o entendimento da nossa maravilhosa língua portuguesa. Uma das minhas pesquisas neste espaço deveu-se à palavra carácter. Descobri que usamos muito no código oral esta palavra com a articulação errada, no entanto, no Portal da Língua Portuguesa, encontro "caracter" e "carácter". Será que as duas formas estão correctas? Visto que no Ciberdúvidas descobri que "caracter" não existe em português europeu.

Agostinho Almeida Professor universitário Porto, Portugal 15K

Se extra é adjectivo e nessa medida deverá concordar em género e número com o vocábulo que qualifica, como, supostamente, em «horas extras» (prefiro «horas extra», como aprendi e sempre usei), então deveríamos grafar «carros extros» e assim sucessivamente... Ou não?

Mariana Costa Professora Angra do Heroísmo, Portugal 5K

Não percebo a razão pela qual o adjectivo se subdivide em classes e não em subclasses como o nome.

Só agora tenho de leccionar a Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário (TLEBS) e, por isso, surgiu-me esta dúvida.

Obrigada.

Rodrigo Queirós Professor Ermesinde, Portugal 15K

Ouvi na TV o dr. Hermano Saraiva dizer: «... os portugueses sempre tiveram muitos nortes e muitos suis ou sules.» Não consegui distinguir qual das formas usou. De qualquer forma, pergunto e agradeço a atenção que me prestarem: existe alguma daquelas formas plural de Sul?