O sentido de desparelhar
«Este que por desafrontada aparência, sacudir da espada e desparelhadas vestes, ainda que descalço, parece soldado...» (Saramago, Memorial do Convento).Que sentido tem a palavra desparelhar?
O aumentativo e o diminutivo de orelha
Gostaria de saber qual o aumentativo de orelha (orelhão, ou orelhona?) e porquê da resposta, e o diminutivo (orelhina ou orelhazinha) e tambem o porquê.
Obrigado desde já pela atenção.
Aumentativo de lógico
Gostaria de saber se existe aumentativo da palavra lógico.
A conjugação de pôr e compor
Um aluno colocou a seguinte questão: «..se temos três conjugações, “ar”, “er” e “ir”, então a que conjugação pertencem as palavras “pôr” e “compor”?» O docente explicou que estas não pertencem a qualquer conjugação, mas que tal facto se deve à evolução da linguagem ao longo dos tempos desde as palavras originárias ‘ponere’ e ‘componere’ as quais sofreram mutação ao longo dos tempos. Solicito, pois que me informem se respondi acertadamente ao aluno (pois informei-o de que iria procurar melhor para melhor o esclarecer). Caso o não tenha feito solicito que me esclareçam para melhor poder ensinar.
A formação de relembrar, despolitizar e descarregar
Esclareça-me, por gentileza, o processo de derivação das palavras: «relembrar», «despolitizar» e «descarregar». Grata.
Sobre a «desagregação da URSS»
A minha questão é saber qual das frases é a correcta: a) «Desde a desagregação da ex-URSS...»"; ou b) «Desde a desagregação da URSS...»
A frase a) de início pareceu-me errada, pois o que se desagregou foi a URSS, e não a ex-URSS. Mas também é verdade que agora já não existe. Será por isso necessário utilizar o "ex-"? Obrigado.
Análise morfológica de uma forma de desembarcar
Gostaria de saber se a palavra «desembarcou» pode ser considerada derivada por prefixação e sufixação, ou só derivada por prefixação.
A formação de pró-activo
Consultei as várias mensagens sobre os termos "proactivo" e "proactividade" e tenho a seguinte dúvida: sempre me pareceu mais correcto escrever "pró-activo" e "pró-actividade" e não as formas anteriores. Isto porque julgo que tais palavras são formadas através da junção do prefixo acentuado "pró" e activo/actividade. O prefixo “pró-”, por ser precisamente acentuado, exige o hífen. Estou correcta?
Por este prisma, "proactivo" e "proactividade" não são incorrectas? Ou considera-se que vieram directamente do inglês (proactive/proactivity?) e por isso não há hífen nem acento?
Gostaria muito de saber a vossa opinião.
Desde já agradeço.
Prefixação e sufixação sem mudança de classe gramatical
Gostaria de saber se as palavras derivadas por prefixação nunca mudam de classe gramatical – fato bastante comum nas palavras sufixadas. E também sobre palavras sufixadas que não mudam de classe gramatical. Poderia exemplificar e fornecer uma bibliografia a respeito? Muito obrigado.
Sobre a família de palavras de carta
«Cartolina» e «cartola» são da família de «carta»?