Como poderá considerar-se «malfadado» um caso de composição por aglutinação, uma vez que os constituintes mantêm a sua integridade fonológica? Parece ser um processo por justaposição. Peço esclarecimento.
Mais uma vez vos contacto para um esclarecimento. Agradeço que me informem qual é o feminino de todo-poderoso. Será todo-poderosa ou toda-poderosa e porquê? Cordiais cumprimentos.
Fiquei contente por ter descoberto no vosso site a explicação da origem da palavra pé-direito, dúvida esta que já originou um pequeno debate com diversos colegas. No entanto, uma dúvida permanece em relação a esta interessante palavra, a dúvida é: Qual o seu plural? Será correcto escrever "o edifício possui diversos pés-direitos"?
Sou professora de Língua Portuguesa e, numa aula, surgiu a dúvida: qual o plural de mal-estar? Mal é uma palavra invarável. Será o plural mal-estares?
Considero que «vice-rei» é uma palavra composta por justaposição, assim como «ex-presidente» e outros. No entanto, encontrei informações que me suscitaram a dúvida se, na realidade, são compostas ou derivadas. «Vice» e «ex», assim como «ultra», entre outros, são prefixos, levando este facto a que as palavras que os contêm sejam consideradas derivadas por prefixação.Estou muito confusa. Agradeço um esclarecimento.
Analisando, em computador, o comportamento de lajes de concreto (betão) armado sob a ação do fogo, num estudo que tem por finalidade analisar as lajes tanto do ponto de vista térmico, quanto da capacidade de resistência da estrutura. Como devo chamar essa análise: termo-estrutural, termestrutural ou termoestrutural?
A palavra "masculismo" parece ser inexistente na língua portuguesa falada em Portugal, enquanto que, por outro lado, encontra-se no português usado no Brasil. Haverá em Portugal algum outro nome para o conceito?
Obrigado.
Uma vez que o nome da Província se escreve Trás-os-Montes, qual é a forma correcta de descrever os seus habitantes: transmontano(s) ou trasmontano(s)?
Será possível dizerem-me qual o plural de «faz-tudo»?
No novo Dicionário da Academia das Ciências aparece a forma «faz-tudos», mas o termo não me parece, de forma alguma, correcto, até porque se aceita também o «bué».
Além disso nos nomes compostos quando o verbo aparece em primeiro lugar, não varia e o pronome «tudo» é invariável. Obrigado.
Qual a forma correcta de pronunciar a designação da nova moeda europeia?
Euru ou euró?
Confesso que é uma dúvida que já me assaltou, porque sou jornalista de economia e trabalho em televisão, na SIC. Por várias vezes já tive que pronunciar a palavra euro e mesmo a discussão com os meus colegas sobre a forma correcta de o fazer, está longe de ser unânime.
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações