Frequentemente leio «vou-te levar», «foi-te buscar»...
Gostaria que me esclarecessem se estas formas estão corretas, pois, no meu entender, não estão. Julgo que, quando um dos verbos é auxiliar, como é o caso do verbo ir, o verbo principal é que levará o pronome.
Qual é o sujeito da oração «Quem fez a lição?»?
Isso pertence à classe de palavras dos pronomes demonstrativos?
A locução «isto é» se enquadra em qual classe morfológica? E tem qual sentido semântico?
Ultimamente têm-me surgido dúvidas no uso da forma reflexiva. Por exemplo, devo dizer «Pode dar-me a sua opinião?», ou «Pode-me dar a sua opinião?»?
Existe alguma regra bem definida? Ou poderá ser a primeira redação em português de Portugal e a segunda no português do Brasil?
A minha pergunta é: na frase «Gostava de ver um filme, mas nenhum me agrada», nenhum entende-se como quantificador, ou como pronome indefinido?
Outra pergunta é: qual a diferença entre quantificador e pronome indefinido?
Gostaria de saber se na seguinte frase, «Se receber o cheque original após a suspensão do respetivo pagamento, não conseguirá descontá-lo», a partícula -lo está incorreta (e, se sim, porquê), se ambas as formas são possíveis, ou se deve dizer-se antes: «Se receber o cheque original após a suspensão do respetivo pagamento, não o conseguirá descontar.»
Na redacção de um curriculum vitae:
– que pessoa usar – 1.ª pessoa do singular, impessoal, ou 1.ª pessoal do plural?
– que tempo verbal utilizar?
O CV é um documento de carácter pessoal, ou é um documento técnico científico?
Na seguinte frase onde se coloca o se?
«Por força do prazo de validade encontrar-se ultrapassado.»
«Por força do prazo de validade se encontrar ultrapassado.»
Poderão esclarecer-me acerca do valor e função sintática do pronome o na frase «O que o aborrece no livro?»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações