Poderiam explicar-me que regra se aplica ao uso do determinante todo/toda antes e depois do nome? Quando se podem utilizar após o nome? Por exemplo, em «li todo o livro» ~ «li o livro todo», «conduzi toda a noite» ~ «conduzi a noite toda», há alguma estrutura que esteja mal? Há variação semântica? Há casos em que não se possa utilizar todo/toda após o nome?
Agradeço-vos, desde já, as vossas explicações.
Pelo dicionário, a palavra camarinha vem de câmara + inha. A palavra tem no entanto mais do que um significado. Gostaria de saber qual o significado no caso do apelido e se a origem é mesmo esta.
Teriam como dizer a origem e o significado do nome Gláucia?
Grata.
Pronomes e determinantes interrogativos. Gostaria que me enviassem dois exemplos do emprego destes dois tipos de classes de palavras, pois as gramáticas já consultadas não me tiraram uma pequena dúvida.
Obrigado.
Gostaria de saber quais as subclasses dos quantificadores cada e qualquer, dado que não se encontram nas gramáticas que possuo.
Qual é a diferença entre o uso de qualquer como quantificador indefinido e quantificador universal?
Pode-se dizer que «1001 pessoas» são milhares? Ou só são milhares a partir de 2000 pessoas?
Obrigado.
Durante a minha licenciatura, no IST, foi-me sempre transmitido que, em termos linguísticos, as unidades não têm plural, tanto quando se escrevem como símbolos como por extenso, visto tratar-se de unidade padrão. Correctamente, dever-se-á dizer, p. e., «20 metro» e não «20 metros». Dado que obtive recentemente a confirmação de que esta regra se mantém e está linguisticamente correcta, agradeço o vosso parecer.
Os meus agradecimentos.
Gostaria de saber a justificativa, o porquê de o correto ser «aplica-se a toda a organização» e não «aplica-se a toda organização» ou «aplica-se em toda a organização».
Por favor, preciso muito tirar essa dúvida.
Na frase «fomos todos para o passeio», «todos» é o sujeito?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações