DÚVIDAS

Os verbos ser e estar
Estou a fazer um estudo comparado para uma disciplina de linguística sobre os verbos ser e estar em português e o verbo be inglês, tentando salientar as semelhanças e diferenças das línguas, nomeadamente através da ausência da forma verbal estar em inglês. Era interessante conhecer a origem etimológica destes verbos no português, a sua permanência até hoje, e, no fundo, a sua razão de ser. Por que razão o português não pode dispensar da forma verbal estar?
Dúvidas em relação à classificação dos verbos auxiliares
Tenho dúvidas em relação à classificação dos verbos auxiliares, em frases com três verbos ou mais; não só dos auxiliares mas também dos outros, e há vezes em que um verbo no infinitivo pode ser predicado de uma oração subordinada substantiva objetiva ou qualquer coisa desse tipo. Dá para ver que eu estou meio confusa. Na realidade, a frase de que eu gostaria mesmo de saber as classificações dos verbos é a seguinte: «Ele deve ter querido dizer tal coisa.» O verbo dever e o verbo ter são auxiliares. É possível dois auxiliares em uma única frase? O verbo querer seria o principal? O verbo dizer tem papel de objeto do verbo querer? Agradeço muito se for possível esclarecerem-me essas dúvidas.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa