Há alguns dias perguntaram-me se o adjectivo “infindo” estava no grau normal, questão à qual não soube dar resposta.
Se for possível, agradeço que me informem.
A propósito da presente campanha presidencial em Portugal, tenho ouvido na rádio o neologismo "arruada" (no sentido de passeata eleitoral dos candidatos e suas comitivas em determinados pontos desta ou daquela cidade) que não vejo abonado nos dicionários. O da Academia das Ciências de Lisboa regista apenas o verbo arruar («andar pelas ruas, geralmente sem destino», o mesmo que «vadiar», na abonação mais próxima do sentido em apreço) – mas não o substantivo "arruada". O que acha o Ciberdúvidas?
No caso dos peixes que têm caudal bifurcada é usual em biologia medir-se o comprimento total dos indivíduos não nas pontas mas na zona onde a cauda se bifurca. Em inglês designamos este comprimento como "fork lenght”. Em português não encontro a palavra. Estará correcto dizer-se comprimento "furcal" ou será comprimento "forcal".
Obrigado.
O que significa «endógeno»? É a mesma coisa que «endógene»?
Um dos meus filhos colocou-me a questão da possibilidade de dizer "expandível" (adjectivo verbal saído directamente do verbo expandir) em vez de "expansível" e... deixou-me, de facto, na dúvida, pois jamais me ocorrera essa possibilidade. Contudo, e se recuarmos aos estudos de linguística, não me pareceu de todo disparatada a questão, pois o "sistema" linguístico português permite a formação de imensas palavras, ainda que não contempladas nos dicionários, como é o caso vertente. Existe, por exemplo, "distinto" e "distinguível", com significado idêntico.
Muito grato pela V. disponibilidade e parabéns por este sítio da Internet!
Qual a forma correcta para esta expressão: auriculo-ventricular, aurículo-ventricular ou auriculoventricular?
Agradeço a resposta, bem como o vosso excelente trabalho no Ciberdúvidas.
Gostaria, se possível, saber o significado da palavra «inefável» e um seu sinónimo.
Sou advogado recém-formado mas atuante. No exercício da profissão, deparei-me com a palavra «despiciendo», mas no contexto não consegui achar um significado.
Procurei então em alguns dicionários, porém, sem êxito.
Gostaria de saber se realmente existe tal vocábulo, se assim posso chamar, na língua portuguesa.
Desde já, obrigado.
Preciso de saber se o grau superlativo absoluto sintético de «sábio» é «sapientíssimo», uma vez que existe também o adjectivo «sapiente».
Obrigada pelo esclarecimento,
Acho que li tudo o que encontrei sobre Samatra × Sumatra. Eu também acreditava que fosse Sumatra, as respostas são esclarecedoras. Queria ainda perguntar outra coisa, é possível usar Samatra também como adjetivo, por exemplo: Um príncipe samatra?
Desculpem se a questão lhes parece muito besta, realmente não encontrei no dicionário.
Abraços à equipe e obrigada por todos esses anos de esclarecimento.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações