A palavra bidiário existe? Se sim, o quer dizer? Quer dizer duas vezes por dia ou de dois em dois dias?
Na oração "A caneta deslizava sozinha sobre o papel", qual a função sintáctica de "sozinha"? Poderá considerar-se, como parece, um complemento circunstancial de modo? E se assim for, teremos que considerar "sozinha" como um advérbio? Mas os advérbios não são uniformes? E se classificarmos a palavra como adjectivo, que parecer ser, poderemos continuar a considerá-la como complemento circunstancial de modo? Por outro lado, sendo o verbo "deslizar" um verbo intransitivo, poderemos classificar sintacticamente "sozinha" como um predicativo do sujeito?
É a primeira vez que disponho dos vossos serviços e à partida parece-me que os vou achar muito úteis no futuro. Espero não estar a fazer esta pergunta pela milionésima vez; vi de facto uma rubrica sobre a colocação dos adjectivos, mas creio que não era bem o que eu procurava.
Ora bem, segundo essa rubrica, a única diferença entre um adjectivo que aparece à frente do substantivo e o mesmo adjectivo atrás do último consiste na enfatização do primeiro.
Mas se dissermos «grande livro» e «livro grande», a diferença passa mesmo a ser semântica, não é verdade? Como sistematizar este fenómeno? Porque será que alguns adjectivos sofrem esta alteração e outros não (ou apenas uma alteração de ênfase)? Será que são meras excepções? Haverá uma lista com as mesmas?
Gostaria de saber o que significa "giro" no português falado em Portugal?
Tenho-me apercebido de que diversos órgãos de comunicação, a propósito da grave situação em que se encontram imigrantes ilegais junto das fronteiras marroquina e espanhola, utilizam o termo «subsaarianos» para se referirem aos mencionados imigrantes.Como não estava certa do seu significado, pesquisei o dito termo em diversos dicionários de língua portuguesa e não o encontrei; afinal a palavra «subsaariano» existe ou não? Se existe, qual o seu significado?
Para designar uma acção de inspecção, é possível usar a expressão acção inspectiva?
“Obrigadíssimo” é uma palavra muito em voga actualmente como forma de agradecimento.
Esta palavra existe?
Diz-se eclipse anular do sol ou eclipse anelar do Sol?
Gostava de saber se a palavra "portabilidade" existe. Muito obrigado.
Como se escreve: boca a boca ou boca-a-boca? Não no sentido de «respiração boca a boca», mas no sentido de transmissão oral («A divulgação foi feita pelo boca a boca»)? Muito obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações