Sou natural do concelho de Sabugal. Tenho lido em algumas publicações a palavra transcudano. Gostaria de saber o significado exacto desse termo e se se poderá usar a expressão «raia transcudana» para designar a faixa da zona raiana na qual o concelho de Sabugal se insere, sabendo nós que o rio Côa (Cuda) nasce no mesmo concelho.
Qual é o termo correcto: pré-fabricado ou prefabricado, nomeadamente no sentido de «betão prefabricado».
Deparei-me, num livro sobre D. Pedro I duma sequência de biografias dos nossos reis que está a ser publicada por um jornal, com as três palavras no título, e não as consigo encontrar nos dicionários que tenho disponíveis. Será que me podiam esclarecer quanto ao seu significado? Obrigado.
Existe a palavra "recebível"? Não a encontrei no Dicionário Aurélio Eletrônico.
Bom dia. Gostaria de saber a diferença entre estes dois termos: não formal e informal. Obrigada
Em que casos se devem empregar uma ou outra destas palavras, "judiciário"/"judicial"?
Penso que:
O erro é judiciário.
A polícia é judiciária.
O tribunal é judicial.
O Centro é de Estudos judiciários.
Os funcionários são judiciais.
Há alguma regra que permita saber quando se deve utilizar "judicial" ou "judiciário"?
Grato pelo serviço que prestam à nossa língua.
V. fazem mais por ela do que cem faculdades ou institutos...
Por favor, poder-me-iam indicar qual é a forma do superlativo absoluto sintético do adjectivo «prosaico»? Julgo que se trate de «prosaiquíssimo», mas fui advertida para que usasse a forma erudita.
Grata de antemão.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações