Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: adjectivo
Domingos Lopes Advogado Lisboa, Portugal 2K

Quando era rapaz pequeno ouvia na minha terra (Amorim, Póvoa de Varzim) dizer que fulano ou fulana era "magorreiro(a)". O sentido era de «ternurento», «amável». Por mais que procure não encontro qualquer palavra nem qualquer coisa parecidas.

Será que existe a palavra ou algo parecido?

Obrigado.

Paulo Santos Sociólogo Lisboa, Portugal 7K

«A concepção do anunciado plano é qualquer coisa de muito complexo», ou «a concepção do anunciado plano é qualquer coisa de muito complexa»?

Em termos de concordância parece-me a segunda opção a mais correcta, no entanto, não me soa bem... Instintivamente vou pela primeira opção... O que estará correcto?

Carolina Marques Professora Aveiro, Portugal 7K

Mais uma vez recorro ao vosso site, que tantas vezes me tem elucidado quando não consigo saber, quer recorrendo ao material que tenho, quer recorrendo a pessoas conhecidas, a maneira mais correcta de escrever e/ou falar.

Neste caso, coloco-vos a seguinte questão: qual a palavra que se deve seguir a desconhecido? De ou por?

Uma determinada coisa é desconhecida quer «de fulano» quer «de sicrano»? Ou uma determinada coisa é desconhecida «por fulano» ou «por sicrano»?

Joana Sá Engenheira civil Berna, Suíça 5K

A palavra distópico existe? É que eu li a sinopse do livro Divergente, de Veronica Roth, onde dizia que a história se passava num lugar "distópico". Fui procurar essa palavra no dicionário mas não a encontrei, por isso fiquei na dúvida.

Agradeço antecipadamente a todos os que tiverem a amabilidade de me responder.

Eduardo Zomkowski Editor assistente Curitiba, Brasil 6K

1) Existem ou, pelos sufixos -ista e -ico, são aceitáveis as palavras "esnobista" e "blasfêmico"? Encontro-as nas edições de A Cinza do Purgatório: ensaios, do austro-brasileiro Otto Maria Carpeaux:

a) «Ao mesmo tempo, [Hugo von Hofmannsthal] ocupa-se em refazer La vida es sueño, de Calderón: que anacronismos, estes enfadonhos arranjos, seguindo a moda **esnobista** do barroquismo! ― dizem os literatos.»

b) «O homem, em Kafka, não vê na sua miséria a conseqüência da sua condição humana. Revolta-se. Acusa Deus, como Ivan Karamazov. A face de Deus, em sua obra, adquire traços **blasfêmicos**.»

2) Se existente ou aceitável, poderia dizer que "esnobista" é "neologismo", ou então, hipérbole de esnobe? Que poderia dizer?

Grato pela ajuda.

Carlos Costa Informático Lisboa, Portugal 2K

Pode-se usar a palavra entretido neste sentido: «O futebol é uma atividade entretida...»?

José Calvo Técnico superior Lisboa, Portugal 5K

A palavra rotável (no sentido de órgão mecânico que pode ser substituído por outro previamente reparado e preparado, reduzindo o tempo de imobilização do veículo, como uma turbina de avião ou uma caixa de velocidades de um automóvel) não se encontra (pelo menos pelo que eu pesquisei) em praticamente nenhum dicionário. É correto utilizar este termo? Existe uma definição "oficial"?

Obrigado.

Helena Rocha Professora Lisboa, Portugal 5K

Gostaria de saber como fica o adjetivo no grau superlativo absoluto sintético.

Muito obrigada.

Keligildo Jorge Informático Luanda, Angola 3K

Gostava, por favor, de saber qual é o adjectivo da palavra perna.

Junea Moraes Estudante Belo Horizonte, Brasil 7K

Estou com uma dúvida em relação à análise das duas primeiras vogais de tormenta: o, vogal posterior átona fechada e oral. Bem, o o é átono e fechado e oral, até ai entendi; mas por que é posterior? Sobre e, diz-se que anterior, tônica, fechada e nasalizada, mas não entendi o «anterior».

Podem me ajudar por favor?