Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: artigo
Paula Ribeiro Professora Sant Julià de Lòria, Andorra 5K

Quando dizemos as horas em português, não utilizamos artigo? À pergunta «que horas são?» respondemos, por exemplo, «são quatro e cinquenta»?

Muito obrigada.

Maria Gonçalves Professora Lisboa, Portugal 5K

Os falantes do Brasil muitas das vezes não usam o artigo definido, por exemplo, «Joana lê o livro» e não «a Joana lê o livro»; ou ainda, «meu livro» e não «o meu livro». Quando é que o artigo pode ser omitido? E em Portugal se omitirmos o artigo também é correto?

Obrigada.

Marcos Sousa Estudante Rio de Janeiro, Brasil 19K

Sabemos que a contração entre artigo e preposição é um recurso bastante utilizado na língua portuguesa. Por exemplo, a preposição em associada aos artigos o e a pode resultar nos termos no e na, respectivamente. Contudo, ultimamente tenho observado a não utilização deste recurso gramatical em alguns textos e discursos, principalmente antecedendo a expressão «nome de», com o sentido de representar algo ou alguém. Por exemplo, «Venho em o nome do Estado brasileiro declarar guerra ao seu país...» em vez de «Venho no nome do Estado brasileiro declarar guerra ao seu país». A não utilização da contração em expressões do tipo poderia ser justificada por eufonia, tendo em vista que a expressão «no nome», repetiria a sílaba no.

Gostaria de saber o seu ponto de vista sobre o correto emprego da contração neste contexto (obrigatório ou facultativo). Reforçando, só achei estranho porque antigamente todos os textos traziam contração e, a partir de algum tempo, não vejo mais (neste contexto específico de «em o nome de»).

Cristina Nobre Professora Covilhã, Portugal 6K

Porque dizemos «fui à escola» e «fui a casa», «cheguei a casa» e «cheguei à escola»?

Itamara Xavier Analista de suporte Blumenau, Brasil 9K

Estou tendo problemas com a versão arcaica do português e gostava de saber se conhecem algum sítio ou dicionário que pudesse me ajudar.

Minha história:

Resolvi ler Os Lusíadas em uma versão original em vez de uma adaptada. Pensei que não seria grande problema, já que estou a estudar o português europeu há alguns meses. Engano meu.

Um exemplo é a palavra ũa, que, de tão curta e tão simples, se torna muito impossível de pesquisar pelo Senhor Google ou seus semelhantes.

Abraços e parabéns pelo projeto.

Ida Santos Professora Maia, Portugal 4K

Na expressão «a mais bonita», qual a categoria de «a»?

Vanessa Brito Jornalista Cuiabá, Brasil 16K

Tenho a seguinte dúvida: o ou a expertise?

Bruno José Religoso Curitiba, Brasil 6K

Gostaria que me esclarecessem as seguintes dúvidas:

Diz-se «Nós, os portugueses,...», ou «Nós, portugueses,...»?

«Eles, os alunos,...», ou «Eles, alunos,...»?

Viviane Lima Assistente administrativa São Paulo, Brasil 3K

«A mármore está fria.» Se estou me referindo a pedra de mármore, a frase fica correta?

Eliane Lima Estudante Nova Venécia, Brasil 7K

Gostaria de saber se na frase «Um depende do outro, e os dois são intimamente interligados», o um funciona como artigo ou numeral.