Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: interjeição
Verónica Tavares Escriturária Castelo Branco, Portugal 9K

Gostaria de saber se existe algum tipo de concordância entre os tempos do conjuntivo e os do indicativo.

Se começarmos esta frase («O céu escurecera rapidamente.») por «Oxalá que...», qual é o tempo verbal do conjuntivo que devemos utilizar?

Rosana Mello Publicitária Rio de Janeiro, Brasil 11K

Gostaria de saber qual a interjeição que designa enfado.

Grata.

Raquel Ataíde Secretária Évora, Portugal 10K

A minha dúvida é entre a forma correcta de escrita para a definição de porco. Já pesquisei em vários dicionários, e alguns dizem que se escreve "tó" e outros, "tô". Alguns dão a definição de "tó" para «enxotar porcos». Tenho conhecimento que esta palavra poderá ser considerada um regionalismo [de Portugal]. Gostaria de saber qual a definição correcta para "tó" e "tô".

Obrigada.

Nuno Franco Ferreira Consultor Portugal 4K

Em alguns meios de comunicação, bem como na chamada literatura leve (designo desta forma o subgénero literário a que se convencionou designar "light", termo que, num sítio com estas características, seria de utilização imperdoável), pode encontrar-se, por vezes, o termo "camandro" (normalmente enquadrado em frases em que predomina o calão, como por exemplo: "o gajo teve um galo do camandro").

Apesar das investigações que levei a cabo em alguns conspícuos dicionários, não encontrei qualquer referência a este vocábulo. A única palavra que, vagamente, se lhe assemelha, é "Escamandro", referido, na literatura clássica, como o principal rio de Tróia (confira-se, por exemplo, Eurípides, em "As Troianas", vs. 28 e 29: "Ressoa o Escamandro com os gemidos de muitas cativas ao serem sorteadas pelos seus amos", ou na mesma obra, vs. 374 a 377: "Assim que chegaram às margens do Escamandro, morreram um a um, não porque os tivessem espoliado das suas fronteiras, nem das muralhas da sua pátria").

Será esta, afinal, a origem de "camandro"?

Muito obrigado.