«Por entre choros e soluços, correu para a rua com a vaga intenção de ir a qualquer parte, imediatamente, fosse onde fosse, ao encontro da justiça.»
Na frase acima, não estaria melhor «fosse aonde fosse», uma vez que a referência é o verbo ir?
A propósito, expressões como «fosse onde fosse», «fosse qual fosse», etc., como se classificam?
São locuções pronominais indefinidas?
Obrigado.
Em primeiro lugar, parabenizo-os pelo site. Tem sido de grande ajuda.
Minha pergunta é sobre a expressão «quando mais não for». Não a tenho registrada nos dicionários que possuo e, por isso, indago como usá-la corretamente.
Aproveito a oportunidade para consignar que foi recentemente republicado no Brasil o Dicionário Analógico, de Francisco Ferreira dos Santos Azevedo, com prefácio do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda e também do prof. Leodegário A. de Azevedo Filho, acadêmico correspondente da Academia de Letras de Lisboa. Julgo ser obra de interesse para todos.
Normalmente, vejo escrito texto, mas a expressão, tão antiga como é, não se referiria a testo? Seria mais lógico, acho eu. Como será?
Sempre ouvi dizer: «ou coisa que o valha», mas agora deparo-me com «ou coisa que lhe valha» escrito por um autor. À partida, acho que «lhe» deveria ser mais correcto. Mas, então, porque é que se generalizou «o valha»?
Obrigada!
Venho por este meio solicitar a vossa colaboração para a definição e origem, caso seja possível, da expressão «deixar cair o tapete».
A expressão foi utilizada numa conversa, do seguinte modo: «não deixas cair o tapete». Devido ao contexto, entendi como elogio, mas fiquei curioso quanto ao significado.
Grato por toda a atenção que puderem dispensar, subscrevo-me com os melhores cumprimentos.
Qual é a expressão correta? «Ficar com os louros», ou «ficar com os logros»?
Desde já agradeço a vossa resposta.
De onde vêm as expressões «vai tirar a mãe da forca» e «da cor de burro quando foge»?
Desde já obrigado pelas respostas.
Há uma expressão que se lê e ouve constantemente: «gastar à tripa forra». Embora se compreenda facilmente o seu significado, será possível informarem-me como surgiu?
Obrigada.
Qual a origem e o significado da expressão «Fazer as coisas à cabralina»?
Obrigada.
Gostaria de saber a origem da expressão «ser meio belga».
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações