DÚVIDAS

A origem da locução «em rama»
Deparo-me com a antiga expressão «em rama» utilizada no sector de transformação de produtos como «farinhas em rama (moagem de, por exemplo)», «algodão em rama», «açúcar...», entre outros. Significa algo em bruto, não processado, como por exemplo, a primeira farinha extraída logo após a primeira passagem na mó. Muito comum nas antigas moagens, o termo caiu em desuso nas moagens modernas. Seja como for, não encontro em lado nenhum uma explicação para a origem linguística da expressão «em rama». Apenas a ligação com a outra expressão, «pela rama», ou seja, superficialmente, mas desconfio que esta é que tenha derivado da outra. Obrigado pela atenção.
De que
Em conversa com um amigo surgiu uma dúvida que passo a descrever: Dizia-lhe eu que "as investigações sobre a morte de Olof Palme, na Suécia, são um bom exemplo «de que» as investigações podem ser bastante demoradas mesmo em países desenvolvidos..." O meu amigo garante que deveria ter dito: "… são um bom exemplo «que» as investigações..." Quanto a mim, ambas as formas são correctas, neste caso. Como está muito na moda a utilização desta expressão, muitas vezes de forma errada, gostaria de saber quais as regras gramaticais para a sua correcta utilização.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa