DÚVIDAS

O conector «por isso»
Agradeço um esclarecimento sobre o valor do conetor por isso no seguinte contexto: «Representamos as últimas gerações que ainda leem – somos uma espécie em vias de extinção. As tecnologias sem as quais já não vivemos, seja através dos conteúdos em streaming ou das aplicações que nos injetam dopamina no sistema nervoso, não foram concebidas para lhes resistirmos. Pelo contrário. Por isso, urge agir (…). As consequências no que respeita ao futuro das novas gerações já se anteveem.» Será conclusivo ou causal? Não conseguimos chegar a um consenso. Muito obrigada pela atenção e disponibilidade.
Classificação de peixe («restos de peixe»)
Como classificaria o nome “peixe” na seguinte frase: «restos de peixe». Considera “peixe” um nome contável? Animado? Esta dúvida surgiu numa aula em que o aluno considerou que, sendo restos, o peixe deixou de ser animado, não está vivo. Para além disso, a dúvida surgiu relativamente a restos, tendo em conta que os restos não podem ser quantificados (não digo «um resto, dois restos»...) Obrigada.
O ponto continuativo
Às vezes, quando eu estou lendo algum livro, deparo-me com vários pontos finais no mesmo parágrafo do texto. Eu fiquei curioso sobre isso, então decidi realizar algumas pesquisas na internet. Pelo que eu encontrei, parece que isso seria um «ponto continuativo», mas não compreendi perfeitamente para que serve e como utilizá-lo. Além disso, quando vou redigir os meus pensamentos, fico em dúvida se devo trocá-lo pela vírgula ou não, isso sempre acontece. Minhas dúvidas são estas: eu gostaria de saber quando devo usar o ponto continuativo e também como saber se devo usá-lo em vez da vírgula em determinadas situações? Se possível, use alguns exemplos de uso para clarificar a minha questão. Isso pode me ajudar a entender melhor. Obrigado pela atenção.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa