O conector «por isso»
Agradeço um esclarecimento sobre o valor do conetor por isso no seguinte contexto:
«Representamos as últimas gerações que ainda leem – somos uma espécie em vias de extinção. As tecnologias sem as quais já não vivemos, seja através dos conteúdos em streaming ou das aplicações que nos injetam dopamina no sistema nervoso, não foram concebidas para lhes resistirmos. Pelo contrário. Por isso, urge agir (…). As consequências no que respeita ao futuro das novas gerações já se anteveem.»
Será conclusivo ou causal? Não conseguimos chegar a um consenso.
Muito obrigada pela atenção e disponibilidade.
Classificação de peixe («restos de peixe»)
Como classificaria o nome “peixe” na seguinte frase: «restos de peixe». Considera “peixe” um nome contável? Animado? Esta dúvida surgiu numa aula em que o aluno considerou que, sendo restos, o peixe deixou de ser animado, não está vivo. Para além disso, a dúvida surgiu relativamente a restos, tendo em conta que os restos não podem ser quantificados (não digo «um resto, dois restos»...) Obrigada.
«Quero é ser feliz», uma frase clivada
Li a frase : «eu não quero ter razão, quero é ser feliz». Poderiam explicar este uso, com a omissão de «o que eu» («eu não quero ter razão, o que eu quero é ser feliz») já que nunca antes o tinha ouvido?
Muito obrigada.
A classificação de dupla na expressão «forma dupla»
Qual a classe e subclasse de «dupla» na expressão «de forma dupla»?
Não me parece que seja um adjetivo numeral, pelo facto de não expressar uma ordem. Será então um quantificador numeral multiplicativo, embora surja após o nome?
A frase «que tenha um bom dia»
Na frase, «Obrigado, que tenha um bom dia», como se justifica o elemento destacado?
Obrigado.
Cãibra vs. contractura
Contractura muscular e cãibra. Estes dois termos são sinónimos? A contractura é mais abrangente do que cãibra? Sempre pensei que a palavra contractura fosse um termo usado pelo senso comum e não um termo médico/científico. Já fiz algumas pesquisas e não fiquei esclarecida.
Obrigada.
Entorse = torcedura
É correcto escrever «Torci o pulso e fiquei com um entorse»? Vejo escrever «entorse» em Medicina e «colunas torsas» em Arquitectura. Por outro lado escreve-se «torcer a roupa», ou «a torcida do candeeiro». Todas as expressões são correctas? Se não são, devo usar o c ou o s?
«Escrever nomes estrangeiros é um problema difícil»
“Escrever nomes estrangeiros é um problema difícil”. Em quantas orações poderíamos dividir esta frase? Como é que seria a sua análise sintáctica? Obrigada pelo esclarecimento.
Ainda a tradução de underreaction e overreaction
Ainda a tradução de underreaction e overreaction:
A tradução de underreaction e overreaction não poderá ser realizada com o recurso aos prefixos sub- e sobre- originando, portanto, subreacção e sobrerreacção, respectivamente?
O ponto continuativo
Às vezes, quando eu estou lendo algum livro, deparo-me com vários pontos finais no mesmo parágrafo do texto.
Eu fiquei curioso sobre isso, então decidi realizar algumas pesquisas na internet. Pelo que eu encontrei, parece que isso seria um «ponto continuativo», mas não compreendi perfeitamente para que serve e como utilizá-lo. Além disso, quando vou redigir os meus pensamentos, fico em dúvida se devo trocá-lo pela vírgula ou não, isso sempre acontece.
Minhas dúvidas são estas: eu gostaria de saber quando devo usar o ponto continuativo e também como saber se devo usá-lo em vez da vírgula em determinadas situações? Se possível, use alguns exemplos de uso para clarificar a minha questão. Isso pode me ajudar a entender melhor.
Obrigado pela atenção.
