vs. «devora-os todos»
«Devora-os a todos»
vs. «devora-os todos»
vs. «devora-os todos»
Qual a frase mais correcta: «Sonhos? Devora-os a todos.» ou «Sonhos? Devora-os todos.»? Fico a aguardar o vosso esclarecimento.
Muito obrigada.
Mostra, apresenta…
Ao realizarmos uma descrição é correcto usar-se a palavra "apresenta"? Vou exemplificar: "A face interna desta peça macroscópica apresenta uma formação nodular…"
Grafia e etimologia de carrossel
Esta palavra já aqui ["Carrossel/carrocel"] foi abordada, e segundo alguns dicionários tanto se pode utilizar a palavra carrossel como carrocel, sugerindo o artigo, no entanto, que o termo carrossel seja mais usual devido à origem da palavra.
A minha dúvida no entanto prende-se com a sua adaptação à grafia mais concordante com a grafia portuguesa.
Nesse sentido não será mais correto usar carrocel tal como por exemplo pincel, corcel?
Biocombustível
Gostaria que me informassem se a palavra biocombustíveis está correcta.Agradeço desde já a vossa resposta.
A expressão «conversa de bastidores»
Gostaria de saber se ambas as construções a seguir são corretas e em que contextos podemos usá-las: «conversa de bastidor» e «conversa de bastidores».
Muito obrigado!
Complemento do nome vs. modificador: «o edifício da empresa»
Começo por vos parabenizar pelo vosso 25.º aniversário! Efetivamente, é um site de referência.
Quanto à minha questão, é muito simples. Num exercício de um manual, pergunta-se, de entre as 5 frases que de seguida apresentarei, uma não tem complemento do nome:
1. A beleza da Ana é inigualável.
2. A certeza de que ia vencer levou-o a persistir.
3. O regresso do João foi efusivo.
4.O edifício da empresa vai entrar em obras.
5. O grupo de turistas estava entusiasmado.
Tenho dúvidas na 4 e 5. A solução remete para a 4, mas não consigo incluir a 5 no grupo de palavras que pedem complemento do nome, enquanto na 5, parece-me que podemos ver o edifício como parte de um todo.
Grata pela V. atenção,
O feminino de mestre-escola
Qual é o feminino de mestre-escola?
Muito obrigada desde já.
A negação expletiva em «imagino o que não ...»
Usa-se correntemente a expressão «imagino o que não...» (terá dito, terá custado, etc.)
Gostava de saber qual é a lógica desta expressão, pois o mais correcto parece ser «imagino o que...».
O consulente segue a norma ortográfica de 45.
Água do lago
Qual é o adjectivo que pode substituir a expressão "do lago" na frase acima?
Impostação
Necessitamos que as tabelas sejam “impostas” no sistema... ... a impostação dos dados cadastrais...
No lugar onde trabalho usamos muito o termo destacado acima. Gostaria de saber se a palavra é correta para a ocasião. Pois acho que a palavra somente é usada para a seguinte situação: ...”impostar” a voz numa palestra, conferência...
