Entrelinha
Deve escrever-se "entrelinha" ou "entre-linha"? Obrigado.
Mutreta
Que significa a palavra «mutreta» que encontrei na canção «Meu Caro Amigo» de Chico Buarque: "Muita mutreta p'ra levar a situação". Sou quebequense e não disponho de um bom dicionário de brasileirismos. Muito obrigado!
Procedimental, novamente
O uso do termo procedimental(ais) é correcto?
«In Liborium»
No décimo sétimo capítulo de A Queda de um Anjo, de Camilo Castelo Branco, consta a seguinte epígrafe: «In Liborium». Após alguma pesquisa, não consegui destrinçar o significado do vocábulo latino «Liborium», pelo que vos peço esclarecimento e uma tradução, se possível. Muito obrigado!
Azucrinar sem pai nem mãe
Qual é a etimologia desta palavra?
Ir + infinitivo no pretérito perfeito do indicativo: «Fui comer»
Gostaria de saber qual é a função sintática que a forma verbal «comer» desempenha na seguinte frase: «Eu fui comer.»
Muito obrigado.
«Sala do Paço»: «do Paço» pode ser complemento do nome?
Qual a função sintática desempenhada pelo constituinte «do Paço» na frase: «Todos os apoiantes do Mestre se reuniram na sala do Paço»?
O manual adotado apresenta-o na correção como sendo um modificador do nome restritivo. Dúvida minha: não poderá ser complemento do nome, dado que estabelece uma relação de parte-todo?
Agradeço o vosso esclarecimento.
«Tentei saber quem eu era»
Gostaria de saber se, na frase «Tentei saber quem eu era», a oração «quem eu era» é subordinada interrogativa ou subordinada relativa.
Obrigada pela vossa atenção.
Comparação e grau comparativo
Gostaria de saber se, na comparação, é possível o uso de «mais/menos que» ou somente os seguintes vocábulos: «como», «tal/tais que», «feito».
Desde já, agradeço a atenção dispensada à minha mensagem.
«Caso fizesses...»
A minha dúvida é a propósito da seguinte frase: «Caso fizesses a tarefa, terias nota.»
Gostava de saber se o uso da conjunção caso, nesta frase, é compatível com o verbo no pretérito imperfeito (conjuntivo).
Tenho insistentemente pesquisado a respeito deste assunto; porém o único uso que tenho encontrado como, normativamente, aceitável é: «a conjunção CASO deve ser usada com o verbo no presente do conjuntivo.»
No entanto, tenho visto pessoas a usarem-na, sistematicamente, com o pretérito imperfeito(conjuntivo). Gostava de, por favor, saber se este é um uso particular e, normativamente, reconhecido no Português Europeu. Para terminar, já tentei ler sobre o assunto aqui no vosso repertório, porém não fiquei satisfeito, ou seja, não fiquei esclarecido.
Desde já, agradeço a atenção. Votos de força nesta fase difícil por que o mundo está a passar (COVID-19).
