Plural de cadáver
Como se deve pronunciar o plural de cadáver?
Pôde mas não pode
Ele fôra (ou fora?) deputado em 1976.Verbo poder: ele pôde (ou pode?) fazer aquilo porque …A dúvida surgiu ao ler jornais em que o acento surgia em uns casos e em outros não. Qual a forma correcta? Obrigado, desde já, pela atenção e pela iniciativa.
Descentralização "vs" desconcentração
Qual a diferença entre descentralização e desconcentração?
Impasse
Estará bem dito "ultrapassar o impasse"?
Plural de fax e xerox
Palavras como fax (ou telefax) e xerox têm plural?Sou jornalista em Belém, Norte do Brasil (a cidade, aliás, tem forte influência portuguesa), acesso a Internet de minha própria residência e gostaria de aproveitar para dar-lhes os parabéns por esse trabalho tão útil para todos nós.Com certeza, voltarei outras vezes para tirar novas dúvidas.
Me
Como se classifica sintacticamente a palavra «me» na frase a seguir: «Estava a ver que ele me morria nos braços»?
A palavra "mas"
Qual a função sintáctica da palavra «mas» na frase: «Tu és mas é doido»? Leva vírgula?
Extensão ou "estenção"?
Gostava de saber se se escreve "extensão" ou "estenção".
Constroem ou "constroiem"?
Qual é a forma correcta: eles constroiem ou eles constroem?
Deslocalizar
Os jornais de Economia têm vindo a vulgarizar a expressão "deslocalizar" para dizerem que uma empresa transferiu a produção de um país para outro, por exemplo. Confesso que a expressão me provoca uma enorme dose de arrepios e já tem sido motivo de monumentais discussões com colegas meus. É um neologismo já aceite pela comunidade de falantes do português? Ou estou enganado e não é neologismo, mas antes uma palavras com sólida presença na língua portuguesa? Ou, pelo contrário, o que é preciso é "deslocalizar" para outro lado esta voragem de criar uma espécie de "patuá" de tribo. Neste caso, da tribo dos jornalistas de economia...
