DÚVIDAS

A classe morfossintática de após

Gostaria de saber em que contexto é que após pode ser um advérbio e quando é que é preposição. A dúvida surgiu nesta passagem: «Aquilo não era uma pouca de gente que se varresse assim sem mais nem ontem, de modo que os pelotões de polícia de intervenção progrediam com dificuldade e só conseguiram chegar ao Areeiro algum tempo depois, após muita cabeça partida e duas baixas nas suas hostes, de agentes que tinham sido sabiamente atraídos a vãos de escadas por populares mais expeditos.»

Muito obrigada.

Resposta

No caso apresentado, a palavra após é empregada claramente como uma preposição, equivalente à locução prepositiva «depois de»: «... após [depois de] muita cabeça partida e duas baixas nas suas hostes».

Após é advérbio quando significa «em seguida» e não é complementado por uma expressão nominal. Cf. exemplos do Dicionário Houaiss: «"depois, em seguida". Ex.: "o trem parou e, logo a[após], ela desembarcou". Estatística: pouco usado. "atrás de si". Ex.: "passou, deixando um rastro de perfume a[após]".»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa