DÚVIDAS

A grafia de busto-relicário

Acabo de ler "busto-relicário".

Nestes casos, o hífen ainda se justifica?

Resposta

Os compostos formados por dois substantivos continuam a ter geralmente hífen. É o caso de sofá-camaEstado-membro e, portanto, o de busto-relicário.

Estes são exemplos de compostos hifenizados que não têm elementos de ligação e cujos elementos, de natureza nominal, «constituem uma unidade sintagmática e semântica e mantêm acento próprio», conforme o articulado no n.º 1 da Base XV do AO 90, onde também se apresentam os seguintes exemplos deste tipo de compostos, legitimando-os: médico-cirurgião, rainha-cláudia, tenente-coronel, tio-avô*.

Um busto-relicário é um relicário em forma de busto. Relicário significa «caixa ou cofre, bolsa ou caixilho, onde se guardam relíquias dos santos» (Dicionário Priberam). Por sua vez relíquia é palavra entendida sobretudo em duas aceções: «parte do corpo de um santo» e «qualquer objeto que pertenceu a um santo ou fez parte do seu suplício» (dicionário da Infopédia).

 

* Esta regra mantém o disposto na Base XXVIII do Acordo de 1945.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa