DÚVIDAS

A palavra hediondo

Uma pequena dúvida: sempre pensei que a palavra hediondo se escrevia assim, com agá na frente. Recentemente, ao ler um comentário num certo portal virtual onde um auto-intitulado professor de Língua Portuguesa criticava erros dos colegas contribuintes, me deparo com: «Estamos fazendo um verdadeiro crime mais ediondo do que o assassinato da menina Isabela.»

Bem, embora a qualidade da frase fale por si mesma (crime não se faz, se comete), resolvi de qualquer jeito pesquisar a grafia "ediondo" no Google Brasil, na improvável possibilidade de essa variante existir. E, para minha surpresa, encontro várias referências a "ediondo" em mais de um portal de jurisprudência brasileiro.

Mas não em meus dicionários.

Portanto, é "ediondo" um neologismo aceitável, ou hediondo erro de português mesmo?

Grato.

Resposta

Sim, hediondo escreve-se mesmo assim (com h).

O adjectivo hediondo vem do «cast[elhano] hediondo (sXIII sob a f[orma] fediente ou fediondo, hediondo), "fedorento; molesto, repugnante", do lat[im] vulg[ar] *foetibundus, conexo com o v[erbo] heder, "feder", do v[erbo] lat[ino] foeteō,ēs,ēre, "ter mau cheiro, feder; repugnar, ser insuportável"».

Significa «que apresenta deformidade; que causa horror; repulsivo, horrível» e, em sentido figurado, «que provoca reação de grande indignação moral; ignóbil, pavoroso, repulsivo» ou «que é sórdido, depravado, imundo».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa