DÚVIDAS

A sintaxe do nome entrevista

Começando por agradecer o ótimo e muito útil trabalho do Ciberdúvidas, que consulto muitas vezes, peço que me esclareçam, por favor, sobre a forma correta de referenciar uma entrevista.

Imaginando que o jornalista Santos entrevistou o ministro Silva, devemos referir a situação como:

– Entrevista do ministro Silva ao jornalista Santos

ou

– Entrevista do jornalista Santos ao ministro Silva?

Muito obrigada.

Resposta

Começo por agradecer as gentis palavras que nos direciona. 

Ambas as construções são gramaticalmente possíveis, pois resultam de nominalizações de estruturas sintáticas diferentes:

1. «Entrevista do ministro Silva ao jornalista Santos»  corresponde à frase: «O ministro Silva deu uma entrevista ao jornalista Santos». Aqui, o foco está no ministro como fonte da entrevista, ou seja, quem a concedeu.

2. «Entrevista do jornalista Santos ao ministro Silva» corresponde à frase: «O jornalista Santos entrevistou o ministro Silva». Neste caso, o foco está no jornalista como autor da ação de entrevistar.

Ambas são, portanto, corretas do ponto de vista sintático. No entanto, é mais comum e menos ambíguo usar a forma: «Entrevista do jornalista Santos ao ministro Silva.» Esta construção deixa claro que o jornalista é quem realizou a entrevista e o ministro quem foi entrevistado, evitando interpretações erradas.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa