DÚVIDAS

A sintaxe do verbo decorrer (= passar) e do substantivo voto (no plural)

Gostaria de saber qual das seguintes frases está correcta ou é a mais correcta:

A. «… decorridos que estão três anos e meio desde a entrada em vigor da Lei n.º…»; «… decorridos que estão três anos e meio sobre a entrada em vigor da Lei n.º…»; ou «… decorridos que estão três anos e meio da entrada em vigor da Lei n.º…».

B. «Faço votos para que tenhas um bom dia»; «Faço votos que tenhas um bom dia»; ou «Faço votos de que tenhas um bom dia».

Obrigada! Parabéns pelo vosso excelente trabalho!

Resposta

As frases correctas são:

A. (1) «… decorridos que estão três anos e meio desde a entrada em vigor da Lei n.º…»

    (2) «… decorridos que estão três anos e meio sobre a entrada em vigor da Lei n.º…»

A expressão «decorridos que estão três anos» inclui uma forma (particípio passado) de decorrer, verbo que, tendo sentido temporal (sinónimo de passar), requer um complemento de valor temporal introduzido pelas preposições desde, sobre ou depois, como mostram os seguintes exemplos: «três anos e meio decorreram desde/sobre a entrada em vigor...»; «três anos e meio decorreram depois da entrada em vigor...». Não é, portanto, aceitável dizer *«… decorridos que estão três anos e meio da entrada em vigor da Lei n.º…», porque decorrer, com valor temporal, não se usa com de.

B. (1) «Faço votos para que tenhas um bom dia.»

    (2) «Faço votos de que tenhas um bom dia.»

A expressão «faço votos» pode ser seguida de uma oração subordinada adverbial que exprime finalidade, introduzida pela locução «para que» ou de uma oração subordinada completiva do substantivo votos, introduzida pela preposição de. Embora usada informalmente, não se recomenda «faço votos que», porque omite a preposição que faz parte do complemento de votos.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa