DÚVIDAS

Ainda a colocação do pronome com para + infinitivo

Antes de deixar a minha dúvida, gostaria de expressar a minha admiração e a minha gratidão pelo vosso trabalho. Muito obrigada!

Outro dia, conversava com umas companheiras e surgiu-nos uma dúvida com a seguinte frase: «Mal posso esperar para receber-te.» Ficámos a pensar se não seria mais correto dizer: «Mal posso esperar para te receber.»

Chegámos a discutir o seguinte: que é correto colocar o pronome antes do verbo, porque o verbo está no infinitivo e é antecedido da preposição para. Uma colega disse que as preposições atraem o pronome para antes, exceto a preposição a. Outra colega afirmou que se pode usar o pronome antes ou depois, mas que é mais natural e coloquial que o pronome venha antes do verbo. Eu, pessoalmente, penso que, pelo facto de o verbo estar no infinitivo, também é correto usar o pronome depois do verbo.

Resumindo, não chegámos a nenhuma conclusão e, por isso, deixo aqui a minha dúvida.

Mais uma vez, muito obrigada!

Resposta

No caso em apreço, é possível colocar o pronome antes ou depois do verbo.

Tipicamente, as preposições atraem o pronome para uma posição proclítica, ou seja, para antes do verbo.

No entanto, no caso das orações infinitivas introduzidas por uma preposição, admite-se tanto a colocação enclítica (depois do verbo) como a proclítica (antes do verbo) do pronome clítico1.

A exceção a este uso verifica-se com as preposições a e com, que normalmente desencadeiam a colocação do pronome em posição enclítica.

Assim, no caso de uma oração subordinada infinitiva introduzida pela preposição para, aceitamos as duas possibilidades de colocação do pronome clítico:

(1) «Mal posso esperar para receber-te.»

(2) «Mal posso esperar para te receber.»

Em nome do Ciberdúvidas, agradecemos as gentis palavras que nos endereça.

Disponha sempre!

 

1. Para mais informações, cf. Martins, in Raposo et al., Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian, p. 2280 e ss.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa