Quando os Romanos ocuparam a Península Ibérica, eram pagãos e, por isso, davam nomes dos seus deuses aos dias da semana. Alguns dos povos cristianizados ainda referem os dias da semana com os nomes dos deuses romanos, saxónicos e nórdicos.
Os seguidores do Antigo Testamento guardavam o sábado como dia de oração e de repouso. Os outros dias eram ordenados em relação ao sábado.
Como o Domingo de Páscoa comemora a ressurreição de Cristo, os seus seguidores tomaram o domingo como dia do Senhor (em latim, dies dominĭcus), que passou a ser o dia de oração e repouso.
Alguns cristãos passaram a contar os dias ordenados em relação ao domingo, dia feriado: feria secunda [féria segunda], feria tertia [féria tércia] etc. Os cristãos da parte noroeste da Península Ibérica aderiram a esta nomenclatura, passando, posteriormente, a dizer segunda-feira, terça-feira, etc.
A palavra feira deriva de feria, porque as feiras tinham lugar ao domingo, dia feriado, ou noutros dias festivos.
A contagem dos dias da semana como em Portugal manteve-se em algumas regiões da Galiza, especialmente naquelas que estiveram dependentes da Arquidiocese de Braga até 1394.
Cf. Por que razão não chamamos «primeira-feira» à segunda-feira?