DÚVIDAS

As locuções «em lugar de», «em vez de» e «ao invés de»

Tenho uma dúvida sobre o uso e a semântica (significado) das locuções "em lugar de", "em vez de" e "ao invés de".

Meu principal interesse é a faceta fraseológica das locuções: a forma e o significado cristalizados.

Ocorre que nos dicionários gerais que normalmente nos esclarecem dúvidas quanto ao emprego das locuções acima, apresentam definições circulares (circularidade lexicográfica). Por exemplo, dicionários como Aulete, Houaiss, entre outros, definem a locução em lugar de = em vez de = ao invés de. Por que isso ocorre? É por falta de abonação que os dicionários têm essa circularidade na definição das locuções? Estão ainda estas locuções em processo de gramaticalização? Há realmente sinonímia fraseológica nas três locuções?

Aguardo ansioso sua resposta.

Resposta

As locuções prepositivas «em lugar de» e «em vez de» são usadas em situações equivalentes, já a locução «ao invés de» tem um significado distinto.

Com efeito, nem sempre é fácil verbalizar o sentido de preposições ou de locuções prepositivas. Daí que, por vezes, nos dicionários se recorra a expressões com valor equivalente. Esta opção não se deverá, portanto, à falta de abonações, mas sim à tentativa de clarificar o valor das locuções e as situações de uso. 

A locução prepositiva «em lugar de» tem o valor de «em substituição de» ou de «em vez de1», o que significa que entre esta última locução e a primeira se estabelece uma equivalência semântica que justifica o facto de elas surgirem como sinónimas nos respetivos verbetes de dicionário. Assim, ambas as locuções podem assinalar a substituição de uma realidade/estado de coisas por outro:

(1) «Prefiro um café em lugar de / em vez de sobremesa.»

Já a locução «ao invés de» significa «ao contrário de; ao revés de», o que significa que será usada para conectar referências a realidades que contrastam entre si, como em (2):

(2) «O João prefere correr ao invés do Ricardo, que prefere ler.»

Nesta situação, não se usariam as locuções «em lugar de» ou «em vez de» por não marcarem o contraste.

Disponha sempre!

 

1. Consultou-se o Dicionário da Língua Portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa. 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa